Pessoas autistas terão direito a transporte gratuito em Teresina

Prefeitura de Teresina ainda não se posicionou sobre a decisão- Crédito: Getty Images

A Prefeitura de Teresina terá de fornecer transporte público gratuito exclusivo e adequado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A determinação tem base na Ação Civil Pública impetrada pela promotora Myrian Lago, do Ministério Público do Piauí, após manifestação da Associação de Amigos do Autista (AMA) sobre a necessidade de cumprimento da Lei Federal nº 12.764/, art. 3°, inciso IV, que dá garantias a pessoa autista para acesso à educação e ao ensino profissionalizante.

O juiz determinou que seja fornecido pela prefeitura o transporte público exclusivo e adequado aos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), de porta em porta, no trajeto de suas residências até a sede da Associação de Amigos do Autista (AMA), dentro do perímetro do município de Teresina.

“O estado/município não somente deve disponibilizá-la, mas também efetivar mecanismos que possibilitem às pessoas acessá-la, bem como zelar por essa finalidade. Com efeito, de nada adiantaria disponibilizar determinado atendimento/educação especializada, mas não possibilitar aos economicamente hipossuficientes o transporte gratuito”, declara o juiz.

A prefeitura terá o prazo de 120 dias para o cumprimento da decisão, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 5 mil até o limite de R$ 150 mil. A decisão foi do juiz Aderson Antônio Brito Nogueira divulgada na segunda-feira (3). A prefeitura de Teresina ainda não se posicionou sobre a decisão.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas