As eleições municipais deste ano em Petrópolis entraram para a história da cidade: pela primeira vez, a Câmara de Vereadores terá uma mulher assumidamente LGBTQIAP+. A professora Lívia Miranda (PCdoB) foi eleita neste domingo com 2.152 votos para ocupar uma das 15 cadeiras – 12 foram conquistadas por homens.
“Essa eleição é um feito histórico para a nossa cidade: temos a primeira mulher lésbica eleita vereadora de Petrópolis. Além disso, trabalho com a inclusão de estudantes com deficiência, e nossa mandata terá total compromisso com a luta pelo enfrentamento ao preconceito e ao racismo”, diz Lívia.
Segundo ela, seus quatro anos como vereadora vão valorizar o coletivo, de forma plural e diversa:
“Foi assim nossa campanha, será assim nossa mandata. Vamos lutar pela implementação da tarifa zero em Petrópolis, pois essa é uma das maiores barreiras para acesso à cidade. Vamos lutar para garantir dignidade, emprego, educação, inclusão, acesso à cultura e às artes, sem deixar de lado o enfrentamento à crise climática”.
Lívia Miranda é militante LGBTQIAP+ da cidade, articulada com diversos movimentos como a gaymada e a Frente LGBT da UJS (União da Juventude Socialista), além de ser dirigente nacional da UNALGBT (União Nacional de Lésbicas, Gays, Bisexuais, Travestis e Transexuais).