Piauí- Dia Estadual de Combate ao Feminicídio: 11 mulheres foram mortas em 2022

Crédito: Divulgação

De acordo com o Painel de Monitoramento da Violência contra a Mulher do Piauí, apenas nos 5 primeiros meses de 2022, a cada 15 dias uma mulher foi vítima da violência de gênero.

Entre os casos que mais geraram comoção, está o da doméstica Valdirene Torquato, assassinada a facadas no dia 25 de janeiro deste ano.

Além disso, há 12.348 medidas protetivas para vítimas de violência doméstica tramitando.

Os dados foram apresentados na última sexta-feira (27), data que marca o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio no estado.

Como denunciar?

Entre as ferramentas desenvolvidas para o combate à violência de gênero no Piauí, está o aplicativo Salve Maria. A ferramenta, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos e pela Agência de Tecnologia da Informação do estado (ATI), já registrou, desde 2018 a março deste ano, 2.353 denúncias de violência.

Destas, 79% são físicas e 21% referem-se às violências moral, patrimonial e psicológica.

Crédito: Divulgação

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em celulares com tecnologia iOS e Android e já é utilizado também nos estados Maranhão e Alagoas. A ferramenta é prática e de fácil compreensão, criada a partir de dois botões de emergência.

Através do número 190 ou contatar o número 180, do Central de Atendimento à Mulher do Governo Federal. A Polícia Civil pode ser acionada por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

O Centro de Referência Francisca Trindade recebe denúncias através do WhatsApp, pelo número (86) 99433 0809. No local, tanto vítimas, como vizinhos ou familiares das vítimas, podem tirar dúvidas de ordem jurídica e psicossocial. A coordenadoria disponibiliza ainda o e-mail ouvidoria.mulher@cepm.pi.gov.br.

Há ainda iniciativas como a do Instituto Esperança Garcia, que pode ser acionado pelo telefone (86) 99416 9451.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas