O Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Adílson Pires, apresentou o novo plano de combate ao crack ao Procurador-Geral de Justiça, Marfan Vieira, e ao Subprocurador-Geral de Justiça de Direitos Humanos e Terceiro Setor, Ertulei Laureano Matos, nesta terça-feira (05/02). O plano está em fase de conclusão e deverá ser divulgado oficialmente após o carnaval. Uma outra reunião será realizada, na sede do Ministério Público, com o objetivo de discutir detalhes do projeto com os Promotores de Justiça da Saúde, da Cidadania e da Infância e Juventude. “Buscamos estreitar a comunicação sobre o trabalho, que busca uma concordância entre o MP e as secretarias”, disse Adílson Pires, ao fim da reunião.
Segundo o Subsecretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Daniel Soranz, que também participou da reunião, o plano será coordenado, simultaneamente, pelas secretarias de Governo, Saúde e Desenvolvimento Social. Coordenador de Direitos Humanos, o Procurador de Justiça Márcio Mothé intermediou o encontro, que também contou com a presença do Subsecretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Abel.
Em dezembro, o MPRJ promoveu uma audiência pública e cobrou a necessidade urgente de expansão da rede de atendimento especializada no combate ao crack. No encontro, o Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, disse que as palestras e debates serviriam de base para a elaboração do Plano Municipal de Atendimento ao Usuário de Crack e Outras Drogas do Rio de Janeiro. Participaram da audiência representantes do poder público, da sociedade civil, de universidades, de centros de produção de conhecimento na área de saúde mental e de conselhos profissionais de saúde.