A Secretaria-Geral da Presidência da República (SG) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) realizam, nos dias 27 e 28 de novembro, o evento “Juventude Negra, Juventude Viva: Diálogos Governo e Sociedade Civil”, com o objetivo de apresentar o Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra à sociedade civil.

O objetivo do encontro é apresentar o atual estágio de construção do Plano, fortalecer a participação social e definir os passos de estratégia para sua implementação, como a Campanha Juventude Viva – fruto de uma articulação interministerial para enfrentar a violência contra a juventude brasileira, especialmente jovens negros, principaos vítimas de homicídio no Brasil.

A proposta visa diminuir o índice de homicídios que atingem os jovens negros em todo o País. De acordo com o Ministério da Saúde, 53% dos homicídios registrados no Brasil atingem pessoas jovens, das quais mais de 75% são jovens negros, de baixa escolaridade, sendo a maioria do sexo masculino. O número de mortes de jovens negros passou de 14.055 em 2000 para 19.255 em 2010.

A ação responde a uma demanda histórica dos movimentos sociais e representa uma prioridade apresentada pelos jovens que participaram da 1ª e 2ª Conferencia Nacional da Juventude, em 2008 e 2011.

Segue o vídeo da campanha abaixo: