O documentário, que mostra como as falhas nos sistemas público e privado de saúde sobrecarregam a Justiça do Rio e fazem a população sofrer, será exibido, amanhã (10), a partir das 16h, no auditório da Igreja do Padre Nelson, no Jacarezinho, com entrada gratuita. A exibição terá, também, debate com defensores públicos e o diretor do filme.
Com duração de 15 minutos, o curta-metragem acompanha três casos e, por meio deles, apresenta o Plantão Judiciário, serviço do Tribunal de Justiça pouco conhecido, embora muito importante. Em 2016, cerca de 40 pessoas foram atendidas, em média, em cada plantão: 90% delas buscavam resolver problemas em unidades de saúde, como falta de vaga em CTI ou em centro cirúrgico.
Todo o curta foi filmando durante um único plantão, o da noite de 11 de outubro e da madrugada de 12 de outubro de 2016. Não houve qualquer contato prévio com as pessoas que buscaram o plantão.
Eleito o melhor documentário de curta-metragem do festival FICA.VC 2017, “Plantão Judiciário”, do jornalista Daniel Brunet, será exibido, também, no próximo sábado (17), em Manguinhos e dia 24, no Pavão-Pavãozinho.
Serviço:
Documentário – Plantão Judiciário
Exibições: 10/03 (Jacarezinho), 17/03 (Manguinhos) e 24/03 (Pavão-Pavãozinho)
Horário: 16h
Entrada: Gratuita
Ficha técnica:
Direção e roteiro – Daniel Brunet
Produção – Chaiana Furtado
Montagem – Renato Arruda
Direção de Fotografia – Amara Barroso
Assistente de fotografia – Léo Nabuco
Técnica de som – Jô Lutério
Edição de som – Dan Oliveira