Amanhã (19), na FAFERJ, a partir das 17:00 horas, vários movimentos sociais farão uma plenária de caráter urgente e emergencial para debater as medidas do governo contra os moradores das favelas e periferias. O objetivo do encontro é se organizar através de um calendário permanente de mobilizações e de lutas, pelo direito à vida e a condições melhores de existência diante do pacote do governo que, se aprovado, vai legalizar o genocídio da população carente do nosso país. Um pacote que praticamente permite que as forças policiais executem pessoas sem nenhum tipo de punição, como por exemplo o que aconteceu no Morro dos Prazeres e na Favela de Manguinhos, que são os dois últimos casos dentre inúmeros outros que atestam o massacre contra a população jovem, negra e pobre.
Outra questão que está em pauta na reunião é anuncio do presidente Jair Bolsonaro, que declarou mais uma Reforma da Previdência para esse ano.
Entre os movimentos sociais, estarão presentes: Frente Favelas pela Democracia, Movimento Popular de Favelas, MPJ – Movimento Popular de Juventude, FAFERJ, Movimento Negro Unificado/ MNU, MTST, Frente Favela Brasil, ANF-Agência de Notícias das Favelas, Brigadas Populares, Frente Povo sem Medo, Frente Brasil Popular, UP, Encontro de Cultura, Movimento de Luta nos Bairros e Favelas, Associação de Moradores Boca do Mato, Coletivo União Comunitária e Grupo Juntos pela Paz.