Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fecharam a principal via da favela da Rocinha com uma viatura na segunda-feira (28). De acordo com os relatos de moradores, os PMs impediam que moradores passassem pela barreira feita com o veículo na Estrada da Gávea sem que fossem revistados. Uma fila se formou na via.

O Bope realizou operação na Rocinha após um policial do Batalhão de Choque ter ficado ferido na comunidade. Ele chegava para trabalhar quando foi atacado por criminosos durante o deslocamento até a base da unidade. O tiro atingiu o olho direito do soldado Orlando da Silva Correa que, de acordo com colegas de farda, apresenta estado de saúde estável.
Tocador de vídeo
00:00
00:00
Vídeo mostra que policiais estão entrando na casa de moradores, arrombando as portas e quebrando tudo sem ninguém em casa.

Em nota, a assessoria de imprensa da PM afirmou que a abordagem policial ocorria em razão da operação realizada na Rocinha para buscar criminosos que haviam atacado uma equipe de militares na comunidade. “É comum que criminosos forcem moradores a levar drogas, armas, e muitas vezes, facilitar a fuga deles quando há uma operação policial. Não tivemos conhecimento de alguma atitude ilegal durante as abordagens”, diz a nota.