Polícia apreende Ivermectina no interior da Bahia

Medicamento é apreendido pela Polícia Rodoviária Federal na Bahia. Crédito: Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal prendeu dois homens na noite de quinta-feira, 30, em Itaberaba, interior da Bahia, com quase 30 mil comprimidos de Ivermectina, recomendada no tratamento de verminoses, mas vendida contra a Covid-19. A dupla vendia o remédio pelo caminho, sem qualquer controle.

“Qualquer medicamento tem reações adversas se não for utilizado de forma correta e pode produzir danos a quem for utilizar. Por isso que qualquer utilização de medicamentos, principalmente nesse momento de pandemia, não deve fazer por conta própria”, alerta Maria Fernanda Barros, Farmacêutica do Centro de Informação sobre medicamentos do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu a Ivermectina como droga para o programa de eliminação global da oncocercose, doença parasitária endêmica em vários países e responsável por causar cegueira. Os homens foram autuados e vão responder ao Juizado Especial Criminal, e os medicamentos entregues à Vigilância Sanitária.