Mesmo proibidas pelo Supremo Tribunal Federal, as operações policiais insistem em acontecer nas favelas cariocas, na manhã de hoje, 26, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde os moradores acordaram com tiros de uma operação policial em suas portas. Segundo a polícia, foi uma ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Civil, que começou na madrugada, para retirar barricadas no interior da favela.
Nas redes sociais, moradores da CDD alertavam sobre os tiros no começo da manhã e também a utilização de helicóptero, que também está proibida. “Esse helicóptero sobrevoando a Taquara por causa da operação na CDD, os caras não cansam do sistema falido de fazer operação na hora que morador tá saindo pra trabalhar!”, escreveu um no Twitter.
Outra moradora alertou para o real motivo da operação: “Operação na CDD pra “tráfico de drogas, apreender armas… aiaiaiai, vocês ainda não aprenderam a chamar de operação pra matar pobre!? Aprendem nunca”. E mais sobre o helicóptero: “Pô, tô escutando os helicópteros aqui da Merck, a polícia do RJ nunca vai dar sossego pra favela, né? Coitado do povo da CDD, já acordando com operação”.
As operações policiais nas favelas estão proibidas desde o dia 5 de junho pelo STF, como também o uso de helicópteros, os chamados “caveirões de asa”, em operações policiais nas favelas desde o dia 18 último, por decisão do mesmo tribunal.