Esta é a primeira vez na história que atos racistas cometidos dentro de um estádio resultaram em prisão dos responsáveis. Três torcedores do Valencia, da Espanha, foram condenados nesta segunda-feira (10), a oito meses de prisão por insultos racistas contra o jogador Vinícius Jr. do Real Madrid. Os torcedores também receberam uma proibição de dois anos para frequentar estádios e terão que arcar com as custas judiciais. Jogador afirmou também que sentença ‘não é para mim, é para todos os pretos’.
“Como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos”, declarou Vinicius Jr. “Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar”.
O fato ocorreu durante uma partida na Espanha em maio de 2023. Torcedores chamaram o atacante brasileiro de macaco. Essa é a primeira condenação desse tipo na história da Espanha. O Valencia, por sua vez, foi punido com o fechamento de um dos setores de seu estádio por três partidas. Também recebeu uma multa de 27 mil euros.
Confira o comunicado do Real Madrid:
“O Real Madrid C.F. comunica que o Tribunal de Instrução nº 10 de Valência proferiu hoje, segunda-feira, 10 de junho de 2024, uma sentença condenatória contra os três jovens acusados de ofender, com gritos e gestos racistas, nosso jogador Vinícius Junior na partida da LaLiga realizada em 21 de maio de 2023 no estádio Mestalla entre Valencia C.F. e Real Madrid C.F.