Aula de Zumba

A Fazenda Grande do Retiro é um bairro uma população de mais de 130.000 habitantes e sempre foi referência no movimento Social na cidade de Salvador.

Durante mais de 30 anos o bairro teve uma participação ativa no processo de transformação política social e cultural da cidade, com o grupo Geafagra, a Escola Profissional Primeiro de Maio e a Associação de Moradores Unidos da Faz. Grande. E, partir da década 90, com os grupos 1º de Maio, Vandré, Cinicos D’ARTE Cênicas, Arte Kizumba,
entre outros, que vêm desenvolvendo um trabalho social reconhecido na localidade.

Crédito: Aline Cunha/ ANF. Aula de Futsal

Por outro lado, apesar da luta dos grupos organizados, os índices de violência têm crescido de forma assustadora no bairro. Com o objetivo de minimizar o impacto gerado pela violência urbana e falta de opções de lazer para comunidade, os artistas e grupos culturais
locais travaram uma batalha para construir um Espaço cultural no bairro, que não tinha nenhum local de convivência social para seus jovens e adolescentes.

O fruto dessa luta histórica dos agentes culturais é a Praça da Juventude, um espaço multifuncional de cultura, esporte e lazer que está em fase final de construção e tem em sua estrutura um galpão da cultura, uma quadra de esporte, um campo de futebol, uma biblioteca, salas para cursos, etc.

Crédito: Aline Cunha /ANF. Aula de Karatê

A Praça da Juventude se propõe ser um centro integrado de Produção, formação e divulgação de manifestações Artísticas, Culturais e Esportivas, incentivando a produção de atividades artísticas e práticas culturais populares e emergentes. É um equipamento cultural muito importante para o processo de socialização e formação política da comunidade, que irá oferecer uma consistente programação cultural e esportiva para a comunidade de Fazenda Grande do Retiro e adjacência.

Crédito: Aline Cunha/ ANF. Alunas de Ginástica

Mesmo sem ter sido inaugurado, o espaço já está em atividade com a realização do “Projeto de Iniciação Esportiva Fazenda Grande do   Retiro”, que conta com escolinhas de futebol, futsal, aulas de Karatê e ginástica, todas as modalidades são oferecidas gratuitamente para a comunidade pela SUDESB -Governo do Estado, em parceria com entidades do Bairro. Hoje, a luta dos representantes é pela conclusão das obras da praça, para que esse equipamento seja entregue 100% e  possa ser usufruído pela comunidade na totalidade.

* Matéria publicada no Jornal A Voz da Favela, edição de Abril 2019