Foi anunciada nesta segunda-feira, 28, pela prefeitura de Salvador, o fechamento das praias onde banhistas foram identificados no final de semana descumprindo as regras de segurança. Pelo decreto municipal vigente, durante os finais de semana e feriados, as praias devem permanecer fechadas, mas isso não impediu que em diversos pontos da cidade a Guarda Civil Municipal (GCM) tivesse que retirar pessoas das praias.
Além da permanência na praia durante período que não é permitido pela prefeitura, as pessoas foram flagradas sem o uso das máscaras, descumprindo o distanciamento social, praticando esportes coletivos e promovendo aglomerações. As principais ocorrências aconteceram nas praias de Itapuã, Amaralina, Piatã, Boa Viagem e Cantagalo.
Pelo decreto anterior só estava permitido frequentar as praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Itapuã e Amaralina de terça a sexta-feira, e outras praias estavam liberadas para os banhistas de segunda a sexta-feira. As praias do Porto da Barra, Buracão e Paciência (as duas últimas no Rio Vermelho) continuam fechadas desde o início das medidas restritivas.
A fiscalização das praias está sendo realizada pela Guarda Civil Municipal, com apoio das secretarias Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e de Ordem Pública (Semop) e da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador).
De acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira, 28, pela secretaria municipal de saúde, Salvador tem 85.481 casos confirmados da Covid-19, e já registrou 2.523 mortes.