Pré-vestibular da ANF quer levar moradores de favela à universidade

Créditos: ANF

Estão abertas até 16 de março, as inscrições para a edição 2018 do Pré-Vest Curso Popular, projeto gratuito voltado para moradores de favelas e periferias do Rio de Janeiro que sonham com uma vaga na universidade. A iniciativa é uma parceria entre a Agência de Notícias das Favelas, FAC – Fábrica de Arte e Cidadania e professores voluntários. As aulas começam em março e os candidatos podem se inscrever pela internet.

Depois de uma edição piloto no segundo semestre do ano passado, o Pré-Vest Curso Popular oferece 25 vagas em 2018 para estudantes que queiram se preparar para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a grande porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil hoje.

Para participar, os candidatos devem estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio regular ou pela modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos (presencial ou à distância; em módulos ou supletivo), ter disponibilidade para aulas de segunda à quinta, das 18h às 22h, e para encontros quinzenais extraclasse aos sábados, além de ter acesso à internet para usar plataformas como e-mail e sites de vídeo. Moradores de favelas e periferias possuem prioridade na seleção dos inscritos. O formulário de inscrição está disponível em http://bit.ly/pre-vestibular-ANF-2018.

Segundo a coordenadora Patrícia Porto, o curso pretende, a partir de um método inspirado no educador Paulo Freire, utilizar a comunicação como ponto de partida para familiarizar o aluno com os temas do Enem e incentivar os participantes a buscarem seus objetivos.

– O que faremos é partir do maior patrimônio que a ANF possui, que é o uso da linguagem. É como se pretendêssemos usar a linguagem do dia a dia para “domar” o Enem e mostrar que a partir daquilo que sabemos no cotidiano, na vida, é possível vencer este obstáculo. Mais do que matérias, fórmulas ou aquelas dicas que os cursinhos dão, o importante, em primeiro lugar, é valorizar a autoestima do aluno. O aluno precisa acreditar em si mesmo, explica.

As aulas do Pré-Vest Curso Popular acontecem de segunda a quinta-feira, das 18 h às 22 h, na Fábrica de Arte e Cidadania, do grafiteiro Fabio Ema, localizada na Lapa. Professores voluntários oferecem reforço em matérias das áreas de ciências humanas e ciências exatas.

 

— Fio –

Saiba mais:

– Ícone e-mail – prevestanf@anf.org.br

– Ícone telefone – (21) 2117-1154 (de segunda a sexta, das 10h às 17h)

Publicado na edição de fevereiro de 2018 no jornal A Voz da Favela.