Localizado na Rocinha, a maior favela da América Latina, o pré-vestibular “Só Cria” é um projeto que carrega o popular em seu nome e em sua prática. Tendo como estudantes e voluntários moradores da mesma Rocinha, o pré-vestibular tem o intuito de lutar pelo acesso da favela à universidade e aos espaços historicamente negados à população favelada.
O projeto acontece promovendo aulas, atividades de extensão e grupos de acolhimento. Além de promover, também, o compartilhamento, entre voluntários e estudantes, da realidade da favela e de suas vidas.
Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus, o “Só Cria” trabalha na construção uma plataforma de educação remota. Nela, além das aulas, serão organizadas estratégias de acolhimento, campanhas de solidariedade e de conscientização e atividades de extensão, como, por exemplo o Cine Rocinha e o Clube de Leitura.
Com as dificuldades da pandemia, os organizadores do projeto abriram uma vaquinha virtual. Com ela, eles pretendem ajudar seus alunos com cestas básicas até a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será em janeiro de 2021. “Nossa meta é de seis mil reais e já estamos com cinco mil. Precisamos da ajuda de todos pra atingir essa meta e ajudar nossos alunos”, diz Caio Oliveira, um dos coordenadores do projeto.
Pra colaborar na vaquinha do “Só Cria” clique aqui.