Em tempo de pandemia da Coronavírus, muitos governadores estão decretando calamidade pública, ação que conta com o apoio de alguns prefeitos, principalmente das principais capitais do Brasil.
Na região nordeste, os exemplos mais recentes são do estado do Ceará e Bahia, esse último com adesão de grande parte do gestores municipais, após um encontro virtual promovido pelo governador do estado.
A avaliação dos baianos em relação a “parceria” entre o governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) é positiva, diferente da atuação do governo federal.
Uma das pesquisas realizada pelo A TARDE-DataPoder360, que é fruto de parceria entre o grupo e o jornal digital Poder360, ouviu 2500 pessoas por telefone, em 201 municípios.
Outra pesquisa foi feita apenas em Salvador e entrevistou 800 pessoas, também por telefone.
Outros comentários que surgem em relação as ações dos gestores públicos no combate ao Covid 19 no estado, se dá por conta de ser um ano eleitoral e querem “mostrar serviço”, afim de eleger seus pares nas eleições municipais.
O levantamento foi realizado pelo DataPoder360, divisão de estudos do Poder360, com patrocínio da Associação Comercial da Bahia (ACB).