Fonseca e Caramujo, bairros da zona norte de Niterói, receberão investimentos em obras públicas. Foi o que anunciou nesta semana o prefeito Axel Grael, ao reunir o secretariado, lideranças comunitárias e moradores da região beneficiada.

A Alameda receberá investimento de R$ 136 milhões. Ela a mais importante via de entrada na cidade, dando acesso a Ponte Rio-Niterói. Diariamente, recebe uma média 25 mil carros, chegando a mais de três mil carros por hora nos horários de pico.

Na Alameda devem ocorrer obras de macrodrenagem no Canal que acompanha a via, com aterramento dos cabos de eletricidade e comunicação, melhoria nos abrigos de ônibus, instalação de praças e jardins e nova iluminação de led.

Fonseca

Deve ser criado no bairro o primeiro Centro Cultural do Fonseca e um Restaurante Popular, onde também funcionará uma Escola Pública de Gastronomia.

Jailson Anjos, 55 anos, morador da Vila Ipiranga, que é a maior favela da zona norte, vive na comunidade desde que nasceu. Para ele, as obras irão trazer benefícios.

“Sempre que acontece enchente, tudo que enche lá fora e enche aqui dentro, pois não há escoamento para a água”, conta Jailson.

A Vila Ipiranga é uma das localidades que mais sofrem quando o conhecido canal que corta a Alameda transborda.

Lideranças comunitárias

André Praxedes, 47 anos que é o atual Presidente da Associação de Moradores da Vila Ipiranga, também demonstra satisfação com o anúncio das obras na Alameda. Ele diz que a grande questão que os moradores apresentam é de como se conseguirá implantar a ciclofaixa na via pública, com espaço tão diminuto.

Para Manoel Amâncio, presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (FAMNIT), a obra irá humanizar a Alameda São Boaventura, que ele observa como uma via muito “cinzenta”.

Caramujo

Já o bairro do Caramujo, com os maiores casos de violência na cidade e um menores índices de IDH, também receberá investimentos.

Na localidade, às margens da Rodovia Amaral Peixoto, será construído um Terminal Rodoviário de transbordo. Ele deve evitar que ônibus que chegam de outros municípios e fazem ponto final no centro deixem de trafegar pela nova Alameda.

Prefeito

O prefeito Axel Grael, 64 anos, acredita que esta será a maior obra da história da região norte. “Além dessas ações, estamos desapropriando algumas áreas para a instalação do projeto aprendiz musical”.

As obras na Alameda, que tem histórico de congestionamentos diários nos horários de maior movimento, podem agravar a situação. A solução proposta até o momento é fazer as obras por fases.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas