Prefeitura de Salvador inicia lockdown setorizado em pontos críticos da cidade

A realização de shows e festas, independentemente do número de participantes, também continua proibida até 10 de maio- Crédito: Andréa Silva/TV Bahia

Avenida Joana Angélica, Boca do Rio e Plataforma, são as três primeiras áreas a experimentarem o lockdown setorizado em Salvador. A medida teve inicio na manhã desta segunda-feira, 11/05, e inicialmente tem previsão de durar sete dias, podendo haver prorrogação.

As medidas foram tomadas para conscientizar a população da importância do isolamento social. Salvador tem o maior número de casos de coronavírus no estado da Bahia.

De acordo com o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, um estudo foi feito para adotar as medidas nesses locais.

“Esse estudo leva em consideração os casos, a incidência, o aumento do transporte público, o aumento da quantidade de carros. Depois desse cruzamento, nós chegamos à conclusão de que essas três áreas são as piores de Salvador e que eram necessárias intervenções a favor da vida. Não é simplesmente fechar o bairro e tirar o ambulante da rua. Nós vamos realizar ações que vão inibir a proliferação do vírus. Vamos lavar o bairro inteiro, vamos fazer pulverizações e medir temperatura das pessoas”, disse o secretário.

O acesso será permitido apenas a moradores, com apresentação do comprovante de residência. Todas as atividades comerciais formais e informais estão proibidas, exceto supermercados, farmácias, bancos e agências lotéricas.

Ainda dentro das restrições adotadas pela prefeitura, a partir de quarta-feira, 13/05, parte da orla de Salvador será afetada, começando nas imediações da piscina olímpica até a região do Centro de Convenções, até a Boca do Rio e todo comércio da Pituba, com liberação apenas para mercados, farmácias, bancos e lotéricas. As medidas serão mais duras nessa região pois apresentam maiores números de casos na capital baiana.