A Defesa Civil realiza hoje, às 19h, exercício simulado de desocupação na comunidade da Formiga, na Tijuca. O local, um dos mais afetados pelas chuvas fortes de abril do ano passado, recebe seu segundo exercício, o primeiro realizado à noite na cidade.

A proposta envolve reforçar a importância da atividade em situações de grande dificuldade, com pouca visibilidade e em horário em que a chance de ocorrência de temporais é maior.

Com o auxílio de agentes da Defesa Civil, de lideranças comunitárias e de moradores da própria comunidade, que passaram por capacitação, a população das áreas de risco é encaminhada para pontos seguros mapeados na região.

Moradores de aproximadamente 400 residências de áreas de risco participarão do exercício – o décimo primeiro do ano em toda a cidade.

Cerca de 70 pessoas, entre técnicos da Defesa Civil, agentes comunitários e voluntários, irão orientar a população no acesso aos pontos seguros. Quando as sirenes forem acionadas, os moradores deverão deixar suas casas e se dirigir a um dos cinco pontos de apoio pré-definido pela Prefeitura. Haverá sinalização específica indicando a rota.

A Prefeitura realiza mensalmente, desde julho de 2011, exercícios simulados em todos os locais que têm o sistema de alerta e alarme instalado.

Em 2012, mais 37 comunidades receberam o sistema. O equipamento é acionado caso a Defesa Civil e o Alerta-Rio identifiquem que as chuvas chegaram a níveis críticos nestes locais.

O Morro do Borel foi o primeiro a receber o serviço.