Foram disponibilizadas na última segunda-feira, 14, doses extras da vacina contra o sarampo na cidade do Rio de Janeiro. Segundo Nadja Greffe, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, será priorizada a vacinação do grupo etário de 15 a 49 anos. “Essa vacinação é feita independentemente do histórico de vacinas desse grupo etário, o que significa que indivíduos nesta faixa etária, mesmo que tenham seu esquema de vacina completo para sarampo, deverão procurar uma unidade de atenção primária para a dose extra”, explicou. A vacina está disponível em todas as 235 unidades de Atenção Primária do município (clínicas da família e centros municipais de saúde), das 8h às 17h.
Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas de 15 a 49 anos integram o grupo etário com maior número de notificações de casos de sarampo. Em 2019, somente na cidade do Rio de Janeiro, foram registrados 131 casos de sarampo; este ano, já são 606. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde em 2020, foram aplicadas 1.068.869 doses da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Mesmo assim, a cidade ainda não atingiu a meta de 90% de cobertura, estando com 71,59% da população imunizada até agora. “A ampliação da faixa etária coberta pela vacina faz parte da estratégia de reforçar a chamada à população para ampliar a barreira de proteção, especialmente no momento em que casos da doença voltam a preocupar o país e o mundo”, afirma a Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a indicação do Ministério da Saúde, quem possui esquema completo da rotina de imunização contra o sarampo e já recebeu a vacina extra (Dose D), já está devidamente imunizado e não precisa receber uma nova dose.
Para conferir os postos de vacinação contra a doença, clique aqui.