*Rodas não precisarão tirar alvará e terão apoio de diversos órgãos municipais
**Fórum de capacitação vai estimular empreendedorismo no segmento
No próximo sábado, acontece mais um encontro do Circuito Diálogos com as Rodas de Samba Cariocas realizado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A primeira reunião aconteceu no Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória, e agora o circuito segue para o Espaço Cultural Arlindo Cruz, em Realengo, o We Work, no Centro, e o Circo Crescer e Viver, na Cidade Nova. As rodas de samba interessadas em participar do Circuito devem se inscrever no site www.rio.rj.gov.br/web/smc.
O objetivo do Circuito Diálogos com as Rodas de Samba Cariocas é ouvir as principais demandas deste segmento cultural, a fim de construir uma resolução que diminua a burocracia para uso do espaço público, além de criar mecanismos que fortaleçam a cadeia produtiva das rodas. A principal medida é que as rodas participantes da resolução não precisarão mais tirar Alvará de Autorização de Eventos. As regras para colocação de mesas e venda de alimentos e bebidas também serão previamente acordadas.
Com a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, o Circuito Diálogos com as Rodas de Samba Cariocas envolverá também a Secretaria Municipal de Fazenda, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Comlurb, Secretaria Municipal da Casa Civil, CET-Rio, e Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa conta com apoio do Sebrae, da Rede Carioca de Rodas de Samba e do programa BNDES Garagem.
“O samba é o maior patrimônio cultural do Rio e as rodas são uma tradição carioca que deve ser valorizada e incentivada. Além de ocupar o espaço público com cultura de qualidade, as rodas movimentam a economia criativa em todas as regiões da cidade, o ano inteiro. A partir de um diálogo franco com artistas e produtores, a Prefeitura do Rio vai trabalhar para diminuir a burocracia e construir soluções conjuntas que fortaleçam e incrementem as rodas de samba cariocas”, afirma a Secretária Municipal de Cultura Mariana Ribas.
Além de promover e facilitar a interlocução das rodas com os órgãos municipais, o Circuito terá ainda um Fórum de Capacitação, com ênfase em empreendedorismo, sustentabilidade e gestão cultural. Após os encontros, a Prefeitura do Rio vai editar a Resolução das Rodas de Samba, que vai mapear e instituir o calendário das rodas a serem realizadas no segundo semestre deste ano. No ano passado, mais de cem rodas foram listadas na resolução. Para 2019, a Secretaria Municipal de Cultura quer estimular a participação e adesão de mais realizadores.
Espaço Cultural Arlindo Cruz
Rua Marechal Joaquim Inácio, s/nº, Realengo.
Dia 15 de junho, às 11h
We Work
Rua Almirante Barroso, 81
Dia 19 de junho, às 18h
Circo Crescer e Viver
Rua Carmo Neto, 143, Cidade Nova
Dia 27 de junho, às 18h