Projeto Rio em Forma Olímpico atende cerca de 30 mil pessoas
 
Criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro (SMEL), o Projeto Rio em Forma Olímpico nasceu com o objetivo de estimular crianças e jovens das comunidades da cidade a praticarem esportes. Com a proposta de aproveitar os horários extra-escolares, o projeto oferece aulas esportivas para crianças de 115 comunidades, com idades entre sete a dezessete anos, três vezes por semana. Com 410 núcleos, o projeto oferece 34 modalidades diferentes de esportes, sendo 19 delas consideradas Olímpicas, e atende cerca de 30 mil participantes.
As atividades desportivas oferecidas no projeto ajudam a melhorar a saúde física mas também atuam como ferramentas de desenvolvimento de habilidades psico-sociais como o desenvolvimento da auto-confiança, do auto-controle, a diminuição do estresse da ansiedade e a promoção do senso de equipe e a sociabilização dos participantes. Além disso, o rendimento escolar dos participantes apresenta significativas melhoras.
O Rio em Forma Olímpico também é formado por um caráter educativo, social, cultural e ambiental. Os inscritos podem participar de aulas com temáticas culturais e ambientais, além de passeios de turismo esportivo, pelo Planetário, teatros, e etc. E para estimular o senso de superação, atletas considerados expoentes em diversas modalidades são convidados a visitar o projeto, que já contou com a presença dos Irmãos Nogueira (MMA – Minotauro e Minotouro), Léo Moura (CR Flamengo), e até mesmo o famoso jogador de basquete Karrem Abdul Jabbar.
  Mais do que fomentar a qualidade de vida do morador das comunidades cariocas, o Rio em Forma Olímpico visa também deixar um legado para a população do Rio. “O que a gente quer é mostrar que o esporte pode realmente mudar a vida das pessoas”, revela o prefeito da cidade, Eduardo Paes. E o Rio em Forma Olímpico tem oferecido novas perspectivas para essas pessoas encararem a vida. Sendo que alguns se destacam com talentos propriamente esportivos. Somente nos últimos dois anos, o projeto levou uma equipe de futebol formada pelos seus melhores atletas, para competirem a Copa Nike, nos Estados Unidos e a Copa Milano, na Itália, sendo neste último caso, tendo sido apadrinhados pelo goleiro da seleção brasileira, Júlio César.

Serviço
Modalidades esportivas oferecidas no Rio em Forma Olímpico
Atletismo, Badminton, Ballet, Basquete, Boxe, Boxe Inglês, Capoeira, Caratê, Dança de Salão, Dança Folclórica, Dança do Ventre, Futebol de Areia, Futebol de Campo, Futebol Society, Futsal, Ginástica, Ginástica Rítmica, Handball, Hidroginástica, Jazz, Jiu-jistsu, Judô, Kick Boxing, Luta Livre, Luta Olímpica, Muay-Thai, Natação, Surf, Taekwondo, Tai Chi Chuan, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia.
 
 
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Gerente Rio em Forma Olímpico: Alex Barros
Documentos necessários para participar do projeto: declaração escolar, exame médico e ficha de inscrição preenchidas.