Presença inédita de Zé Gotinha atrai crianças e as deixa tranquilas para vacinação. FOTO: Ivan Costa/ANF

Neste sábado, 14, está acontecendo na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Orlando Imbassahy, no bairro da Paz, em Salvador, o Dia D da Campanha Multivacinação do Ministério da Saúde, em parceria com a Agência de Notícias da Favela (ANF).

Desde o início da manhã, os pais estão levando seus filhos para atualizar a vacinação e ficar com a caderneta em dia. A ação conta com a presença de Zé Gotinha, que tem feito a alegria da criançada. Além disso, estão sendo distribuídos mil ingressos para o novo filme da Xuxa. A vacinação vai acontecer até às 17 horas.

Presente na ação de vacinação, o subsecretário de Saúde do Estado da Bahia, Paulo Barbosa, ressaltou a importância da campanha para a população. “Infelizmente, nós tivemos uma redução da cobertura vacinal em relação a vários tipos de vacinas. E isso é extremamente preocupante, porque a gente começa a ver o ressurgimento de doenças que estavam sob controle.”

Paulo Barbosa, da saúde estadual, e Paulo de Almeida, da ANF. FOTO: Ivan Costa/ANF

Ele destaca a nova estratégia do Ministério da Saúde, o microplanejamento vacinal, que parte da interação com gestores locais e a comunidade para orientar o planejamento, como a escolha das vacinas a serem ofertadas. “Por isso, acho que vai ser uma ação muito importante e significativa no bairro da Paz. Nós queríamos agradecer demais a Agência de Notícias das Favelas, que tem ajudado, no Brasil inteiro.”

Ações começaram com busca ativa

Vânia Rebouças, coordenadora Estadual de Imunização e Vigilância Epidemiológica de Doenças Imunopreveníveis, presente à ação no bairro da Paz, conta que as atividades começaram dia 7 de outubro.

“É importante atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Começamos a busca ativa de crianças e adolescentes que ainda estão com as suas cadernetas desatualizadas. Oferecemos vacina o ano todo, mas neste momento estamos intensificando.”

Ela também ressalta a importância do microplanejamento. “Queremos valorizar cada vez mais o planejamento local porque, de fato, é a comunidade que conhece as suas realidades”.

Vânia Rebouças, da saúde estadual baiana, no bairro da Paz. FOTO: Ivan Costa/ANF

Movimentando o Dia D de Multivacinação, Zé Gotinha saiu da Sede da ANF em Salvador, no bairro da Paz, em direção à UBS Dr. Orlando Imbassahy, animando as pessoas que estavam presentes, incentivando a comunidade a atraindo as crianças.

“É uma possibilidade que a gente tem de atualizar a caderneta, justamente em um período de tanta desinformação sobre a vacina. A gente tem que saber a importância de manter o calendário vacinal das crianças para a saúde deles e de toda a população”, destaca Josane Oliveira, mãe de dois filhos.

Shara Cedraz, enfermeira, ressalta um dos principais objetivos da campanha: “Queremos conscientizar nossa comunidade da importância da vacinação, da imunização”.

“Estou feliz com minha filha imunizada”

Entendendo o quanto a vacina é importante para a prevenção de doenças, a cozinheira e dona de casa Lucilene Santos, compareceu à UBS Dr. Orlando Imbassahy para vacinar sua filha. “A importância dessa campanha de vacinação é para os nossos filhos, para evitar doenças que muita gente não conhece, como rubéola, sarampo e várias outras. Estou feliz que minha filha está imunizada”.

A mãe sentiu na pele o que a falta de imunização pode causar. “Antigamente, não tinha a facilidade das campanhas. Eu mesmo tive sarampo, porque não tomei a vacina, vim a tomar só adulta. É muito importante que tragam seus filhos”.

Mãe consciente, Lucilene Santos não duvida da importância da vacinação. FOTO: Rose Cunha/ANF

Ubiraildes Marques, gerente da UBS Orlando Imbassahy reforça a necessidade de atualização da carteira de vacinação. “Profissionais e familiares devem ficar atentos, é uma forma de evitar as sequelas das doenças e deixar a nossa população protegida, principalmente na infância”.

A realização da campanha aos sábados facilita a vida de pais e mães que trabalham durante a semana. Mas quem não conseguiu hoje, pode vir nos próximos dias. A multivacinação acontece de segunda a sexta na Unidade Básica de Saúde, das oito até às 17 horas.

Grafiteiro contra extermínio da população pobre

Fábio Silva Mota, o Afro, 37 anos, grafiteiro e cria do bairro da Paz, fez incontáveis grafites em sua carreira, que começou quando ele tinha 15 anos. Mas hoje é um dia especial. Ele deixou sua marca com um grafite no muro ao lado da UBS Dr. Orlando Imbassahy, onde acontece a campanha de multivacinação, que está aplicando 18 tipos de vacinas em crianças e adolescentes até 15 anos de idade.

Formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atua como tatuador. Costuma tirar fotos dos moradores e do cotidiano do bairro da Paz, imagens que são base para seu trabalho.

O grafiteiro Afro começou cedo a deixar sua marca comprometida com a imunização. FOTO: Ivan Costa/ANF

“Eu acho super importante a vacinação. No período da covid, quando a população começou a se vacinar, diminuíram as mortes. É a mesma coisa para as outras vacinas: diminui doenças, diminui mortes, previne, é de suma importância.”

Para ele, o motivo de tanta desinformação – o negacionismo – “é bem explícito: exterminar a população negra e menos favorecida, exterminar um público-alvo”.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas