Na última segunda-feira, (26), João Jorge Rodrigues Santos, presidente da Fundação Palmares e ex-presidente do Olodum, foi homenageado com o título de Doutor Honoris Caus, pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). “Não me perguntem pela emoção ou pelo coração, ele está em algum lugar onde a justiça, igualdade, fraternidade sobrevive. Agradeço a todas as pessoas da Bahia que nesses últimos 45 anos estiveram comigo nas ruas, nas tribunas, nos palácios. Não é fácil para alguém que nasce em um bairro pobre atravessar fronteiras falando de um mesmo assunto: justiça, direito e igualdade, e eu me propus a fazer isso”, celebrou João Jorge.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo Reitor da Universidade, Prof. Deivid Lorenzo; as Pró-reitoras, profa. Germana Pinheiro e profa. Silvana Carvalho; o Grão-chanceler da Universidade, o Arcebispo da Arquidiocese de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha; o Diretor Executivo da mantenedora da Universidade, Renilson Santos; a Secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades (Sepromi), Ângela Guimarães; a Defensora da Bahia, Dra. Firmiane Venâncio; e representando a Secretaria de Educação do Estado, Djenane Santos.

O título de Doutor Honoris Causa é a maior honraria concedida pela UCSal e foi aprovada pelo Conselho Universitário. “Com mais de seis décadas, em favor da formação humana, hoje temos João Jorge, filho dessa casa, retornando ao campus para receber essa honraria”, afirmou o Reitor.

João Jorge é egresso do curso de Direito da UCSal e abriu caminhos para o debate da negritude no ambiente acadêmico. “Este é um momento que une emoção, conhecimento e a certeza de que um trabalho extraordinário foi realizado. A UCSal é berço de muitos estudantes que escolheram trilhar o caminho da justiça e da igualdade. Retornar aqui para receber esta homenagem simboliza que todos os alunos, sejam eles atuais ou egressos,têm a oportunidade de alcançar tal reconhecimento”, destacou o presidente da Palmares.

Ao final da cerimônia, João Jorge assistiu a um vídeo com mensagens de carinho família. O evento foi finalizado com festa e celebração. A presença do Artista Matéria, que cantou sobre a Revolta dos Búzios ainda na cerimônia; e a apresentação do Olodum, grupo que foi presidido por João Jorge.