É tradição as escolas de samba homenagearem grandes artistas nacionais. Neste ano não foi diferente. Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho foram destaques.

Império Serrano

O homenageado pela Império Serrano, grupo que abriu a noite, foi o sambista Arlindo Cruz, cantor e compositor, natural de Piedade, subúrbio do Rio de Janeiro.

Ele gerou comoção na arquibancada quando apareceu na avenida, em um carro alegórico.  Arlindo sofreu no ano de 2017 um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ainda se encontra em fase de tratamento. 

A espiritualidade e a fé presentes nas músicas de Arlindo também foram levada para a passarela, a exemplo da música “O meu lugar”, inspiração para o primeiro carro abre-alas.

A canção  cita Ogum e Iansã, além da escola de samba Império Serrano. Ela é um símbolo da zona Norte carioca, com seu refrão que repete “Madureira”, bairro famoso pelo seu comércio e boemia. 

Grande Rio

Em seguida, a Acadêmicos da Grande Rio, campeã de 2022 com seu enredo que falava sobre Exu, este ano homenageou outro importante nome da música brasileira, Zeca Pagodinho, famoso por suas composições e simpatia.

Ele é comumente citado em memes na internet que reproduzem suas falas engraçadas e o seu estilo de vida, o típico carioca boemio, focado em curtir a vida e beber cerveja.

Zeca é natural de Xerém, distrito de Duque de Caxias, que fica localizada na Baixada Fluminense, cidade onde surge a agremiação Grande Rio. 

Ele também foi destaque, desfilou ao lado de seus amigos e familiares, no último carro, intitulado “Mas eu fico em Xerém, porque é terra boa: celebração no quintal’’, frase que responde a pergunta que abre o samba enredo da vez: ‘’Ô, Zeca, tu tá morando onde?’’.

É claro que ele não iria deixar o seu velho hábito de lado e ergueu seu copo de cerveja no alto carro alegórico. 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas