Há dois dias foi realizado na Marina da Glória um evento para a Copa do Mundo. Normal! Acredito que tanto a Copa quanto as Olimpíadas contribuirão, ou deveriam, para melhoras significativas nos serviços públicos.

O evento teria sido protagonista de sua própria realização se não fosse levado em consideração os 30 milhões de reais gastos dos cofres do município e do Estado.

Trinta milhões cara! È muita grana para uma festa! Eu não duvido na honestidade dos gastos que podem ter sido direcionados ao aluguel do espaço, na contratação de empresas para realizarem o evento, no aluguel de geradores, de ar condicionados, da mão de obra, mas acho um absurdo o fim destinado a esses valores exorbitantes para a realização de uma festa.

Se morássemos num Estado em que sua população fosse devidamente assistida pelos serviços públicos, em que os hospitais não fechassem suas portas por falta de médicos e estrutura de atendimento, em que as escolas possuíssem minimamente condições de ensino, em que as pessoas tivessem acesso à cultura – existem municípios no Estado que não possuem salas de cinema, lonas culturais – esses gastos dentro da sociedade do espetáculo, e aos variados gostos, seriam válidos!

Mas estamos falando de trinta milhões de reais irmão. Com o que foi gasto eu não sei, mas penso em algumas prioridades com o que poderia ser. Vamos pegar a metade dessa verba e pensar no que poderia ser gasto. Construção de casas populares, obras de contenção de encostas em algumas comunidades (em vez de remover famílias), construção de salas de cinemas populares, de lonas culturais, viabilização de editais públicos para a juventude popular, abastecer o fundo Estadual de Cultura, de Educação…

Olha, são tantas as frentes de investimentos que eu poderia ficar aqui viajando o texto inteiro. O fato é que depois desse evento trinta milhões foram para o espaço e o que restou disso se não os bons porres dos convidados da milionária festa? Quais as conseqüências desse altíssimo investimento se não boas fotos nos jornais com a caroça do Neymar, Ronaldo fenômeno, Ricardo Teixeira, Mano Menezes…?

Segundo informações a África do Sul na realização deste mesmo evento quando fora sede da Copa gastou em torno de modestos quatro milhões de reais.

Paralelamente a isso acompanhamos recentemente no Congresso Nacional, na tentativa de tornarem céleres as obras de construção de estádios e espaços esportivos para a Copa e as Olimpíadas, alterações nas formas de licitações protegidas por princípios constitucionais e da administração pública.

Mas do jeito que caminha a carruagem as maiores preocupações serão com os shows que abrirão a Copa, onde vão rolar as melhores festas, quem vai sentar ao lado da Dilma…

Tem um cara que eu curto bastante o som e uma de suas músicas traduz a mensagem desse post…

PRIORIZE AS PRIORIDADES, AMIZADE
PRIORIZE AS PRIORIDADES, CUPADI
PRIORIZE AS PRIORIDADES, CAMARADAGEM
PRIORIZE O QUE FARÁ DIFERENÇA NA SUA PASSAGEM
(Bnegão)