Estão abertas, as inscrições para o Programa Alcance, iniciativa que dá apoio e suporte material para pessoas negras e indígenas em cursar programas internacionais de pós-graduação no exterior.
As inscrições seguem até o dia 28 de novembro.
O programa criado pela Fundação Lemann, a partir de 2023 tem parceria com o Instituto Four. Aqueles (as), selecionados para integrar o programa vão receber bolsa de estudo por dois anos.
A bolsa contempla por dois anos, cursos de inglês, workshops, acompanhamento e orientação em todas as etapas do processo de seleção das universidades no exterior, incluindo custeio de taxas dos testes de proficiência, que tem como objetivo de conseguir vagas para estudar pós-graduação nas principais universidades do mundo.
“Estamos muito felizes com mais essa parceria com a Fundação Lemann. Nós, do Instituto Four, utilizaremos toda a nossa expertise na seleção e acompanhamento de talentos para atrair e desenvolver novas lideranças mais plurais e inclusivas”, destaca Wellington Vitorino, fundador e CEO do Instituto Four.
A parceria objetiva incentivar que mais talentos brasileiros consigam acesso a pós-graduação em instituições como Stanford, Havard, MIT, Oxford (Inglaterra) Universidade de Toronto, Columbia e outras instituições selecionadas com renome internacional.
O programa tem como propósito, ampliar ainda mais o número de pessoas pretas e pardas aprovadas nas melhores universidades pelo mundo, o que de certa forma vai contribuir para a mudança do perfil racial dos brasileiros nestes espaços e programas.
Interessados em participar do Programa Alcance, precisam ser brasileiros, pretos, pardos ou indígenas, além de ter graduação completa ou em processo de conclusão e interesse em cursar programas de mestrado ou pós-graduação profissional no exterior. O programa está com as inscrições abertas pelo site do Alcance