Programa oferece rede pluripartidária de apoio, articulação e cooperação de mulheres na gestão pública

Idealizado pelo Instituto Alziras, programa GPúblicas abordará políticas públicas que levam em conta o impacto da pandemia nos municípios brasileiros com olhar transversal sobre os marcadores de gênero e raça.

foto: divulgação campanha do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Uma rede pluripartidária de apoio, articulação e cooperação de mulheres na política e na gestão pública. Um caminho para solucionar desafios, fortalecer capacidades e difundir boas práticas e políticas públicas. Uma abordagem de políticas públicas que considera o impacto da pandemia nos municípios brasileiros, com olhar transversal sobre os marcadores de gênero e raça.

Estes são o eixo, o propósito e os desafios do programa Gpúblicas – Rede de Mulheres na Gestão Pública, uma iniciativa que o Instituto Alziras está lançando no próximo dia 31 de agosto, em webinário que contará com a participação de prefeitas e especialistas em gestão pública que integram a rede. A organização sem fins lucrativos tem com missão ampliar e fortalecer a presença de mulheres, em toda sua diversidade, na política e na gestão pública.

O programa GPúblicas é uma co-realização do Instituto Alziras, da Fundação Konrad Adenauer e da Porticus em parceria com a Rede de Mulheres Cientistas, Associação do Especialistas em Políticas públicas e Gestão Governamental (ANESP), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e assessoria técnica da Travessia Políticas Públicas.

foto: divulgação

Três ciclos de formação estão previstos pelo GPúblicas para os meses de agosto, setembro e outubro: combate ao Covid-19, orçamento e finanças municipais, e transparência e governo aberto.

Os ciclos de formação contam com webinários, com a presença de gestoras e especialistas em políticas públicas; laboratórios de soluções, para intercâmbio de experiências e sistematização de boas práticas, com equipes de técnicos das prefeituras; e desenvolvimento e disseminação de cartilhas e demais materiais formativos. As atividades serão totalmente online, por meio das plataformas Zoom e YouTube.

O primeiro webinário, no próximo dia 31, terá como tema “Enfrentamento ao Covid-19: práticas exitosas em municípios governados por mulheres”, e contará com a participação das prefeitas Fátima Pacheco (DEM), de Quissamã (RJ); Marcia Conrado (PT), de Serra Talhada (PE); Eliene Liberato (PSB), de Cáceres (MT); e Francinete Carvalho (PSDB), de Abaetetuba (PA).

Também estarão presentes os especialistas Raphael Bruce, autor do estudo que identificou que cidades governadas por mulheres tiveram 43% menos mortes em decorrência da Covid-19; e Edna Maria de Araújo, docente do programa de pós-graduação em saúde coletiva na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenadora do grupo de trabalho sobre racismo e saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Após o webinário, parte do conteúdo será disponibilizado no site e redes sociais do GPúblicas.

 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas