Nesta sexta-feira, 29, o programa Som e Ação coordenado pelo núcleo de comunicação Caranguejo Uçá, na Rádio Boca da Ilha, na Ilha de Deus, em Recife, vai debater sobre o tema: Maconha, Saúde e Políticas Públicas. A programação começa às 10h.
A conversa terá como base a Lei estadual 3098/2022, que propõe tornar acessível ou mais barato medicamentos derivados da planta da Maconha e proporcionar o desenvolvimento científico sobre as propriedades da cannabis e seus princípios ativos como o CBD e THC, dialogando diretamente no âmbito da saúde humana e veterinária.
O programa será apresentado pelo comunicador social Edson Fly e terá como convidados: Elaine Cristina, mulher preta, mãe atípica independente, periférica, ativista de Direito humanos, antiproibicionista, defensora do uso da maconha medicinal, com atuação na casa José Mariano na condição de Co-Vereadora pelo Psol. E o ex-prefeito do Recife, autor da lei 3098/2022 , Deputado Estadual de PE ( PT), João Paulo Lima.
A lei também também autoriza associações de pacientes a cultivar e processar a maconha para fins terapêuticos e medicinais. E assim amenizar o sofrimentos e melhorar a qualidade de vida das pessoas que são acometidas de patologias graves, sem passar por qualquer tipo de preconceito, criminalização e, ou marginalização.
Os procedimentos de tratamento com os produtos da maconha dependem de prescrição de profissionais habilitados, regulamentação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária ( ANVISA) e outros requisitos explícito em lei, como: o uso veterinário, desde que autorizado pelo órgão responsável, além de convênios e parcerias em rede de pesquisa.
Há muito tempo, a maconha faz parte da realidade da humanidade, principalmente para fins medicinais. Estudos comprovam a eficácia quanto analgésico, antiinflamatório, anticonvulsivo, antidepressivo, Anti- hipertensão.