Com atrações como Pedro Cardoso, a Casa da Favela promete ser uma das melhores casas parceiras da maior festa literária do país, a Festa Literária Internacional de Paraty. A segunda edição da Casa da Favela na FLIP 2024 contará com cinco dias (09 a 13) de programação diversificada com várias participações oriundas das periferias do Brasil. A CASA DA FAVELA, idealizada pela Agência de Notícias das Favelas – ANF, configura-se em um projeto que reúne autores, editoras, coletivos e pesquisadores com produção literária ou acadêmico-científica a partir de uma perspectiva prioritária sobre e, especialmente, da periferia.

De um modo geral, sua programação envolverá debates acerca das mídias comunitárias e digitais, sobre a relação entre o funk e a universidade, saberes tradicionais, resistências literárias, dentre tantos outros temas pertinentes à produção literária, acadêmica e científica pela periferia.


Além dos debates, a CASA DA FAVELA contará com um espaço de exposição e venda de livros de editoras e livrarias que atuam prioritariamente com pesquisadores e escritores da periferia brasileira, com a mostra “Em torno de Hélio Pellegrino – centenário” promovida pela Fundação Casa de Rui Barbosa, com lançamento de livros e da edição especial FLIP do jornal impresso “A Voz da Favela”, intervenções artísticas e um baile de favela que encerra todas as noites da CASA.


Realização

A Casa da Favela acontece de maneira independente ou junto a eventos do campo da leitura e do conhecimento e buscam sintetizar em sua programação atividades que promovam o debate e a divulgação dessa produção, assim como aquelas de caráter artístico-cultural periférico, sendo composta por convidados e parceiros do estado do Rio de Janeiro e das demais regiões do país.


O que se sabe sobre a realidade da vida nas periferias brasileiras pela perspectiva dos seus moradores? De que maneira a população das favelas contribuiu e segue sendo fator determinante para a formação das identidades e culturas nacionais? Questionamentos necessários ao
reconhecimento do lugar central desses territórios para a constituição da dinâmica da vida social brasileira.


Deste modo, resistência e salvaguarda cultural, empoderamento estético, religioso e político, dentre outras camadas de interesse das suas existências, são parâmetros que dignificam as lutas e os lugares da periferia e da sua população, conferindo à CASA DA FAVELA um espaço onde todos eles se encontram.


E com ela a ANF reforça sua responsabilidade em seguir construindo e estimulando espaços e processos de comunicação, formação e articulação de redes afetivas e efetivas, dentro e para fora da periferia, buscando com afinco caminhos de transformação social, cultural e econômica.

CASA DA FAVELA 2024

Nesta edição, a CASA DA FAVELA conta com o patrocínio da CAIXA e parceria institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa/ MinC, da Periferia Brasileira de Letras – PBL/FIOCRUZ, da Alameda Institute e da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, através do LABIC e do LAB Cultura Viva.

Confira o link da programaçãohttps://drive.google.com/file/d/1yuHR_1HfjQaLZUwkrzm31OTzP_ikzWtg/view?usp=sharing