Projeto Água Camelo leva água tratada para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Filtro Camelo _ foto: Divulgação

Através de uma atividade da faculdade de Design que visava o desenvolvimento de um empreendimento social, Rodrigo Belli e quatro amigos começaram a estudar o processo de urbanização informal no Rio de Janeiro, e as consequentes dificuldades de acesso à água tratada nas comunidades rurais e urbanas. Observando a inacessibilidade e/ou problemas de saúde oriundos do consumo inadequado, criaram a Água Camelo, que através de um kit de captação, filtragem, transporte e armazenamento, permite que as famílias possam receber aquilo que deveria ser direito de todo cidadão.

No Brasil, 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água tratada, ou seja, 16,5% da população. Além disso, segundo dados oficiais, as doenças por veiculação hídrica matam mais de 15.000 pessoas por ano, sendo a maioria crianças de 0 a 5 anos. Os benefícios que se dão ao deixarem de consumir água contaminada vão para além da saúde, impactando principalmente no desenvolvimento neurológico, individual e educacional das crianças, assim como suas famílias e as comunidades como um todo. 

Kit Camelo

O Kit Camelo consiste em uma mochila com capacidade para 15L, que vem com o filtro de água portátil capaz de filtrar até 99,999% de todas as bactérias e protozoários, além do suporte para parede e manual de uso. Um diferencial do produto é sua vida útil de até 10 anos, possível a partir da tecnologia de manutenção pela retrolavagem, que permite que o usuário possa restabelecer toda capacidade filtrante, sempre que sentir algum tipo de alteração na água.

Outra característica interessante é a maior facilidade de captação, pois a mochila, feita de lona de PVC, é resistente, durável e maleável, permitindo o encaixe em diversos espaços.
Seu transporte também é mais ergonômico, pois a pessoa pode distribuir melhor o peso dela pelo corpo. Rodrigo, que atualmente trabalha com outros dois sócios, Daniel Ilg e João Manuel Tui, conta que esse é o quarto modelo da mochila, refeito sempre com as adaptações necessárias para atender melhor às necessidades.

Trajetória e Missão

Encaixados nos modelos de negócio Robin Hood, o projeto se declara como um negócio de impacto, onde vendem para quem possui recursos financeiros, que são chamados de “padrinhos e madrinhas”, e entregam o produto para quem precisa. O processo também é realizado com instituições conectoras, como a CUFA e o Instituto da Criança, que já possuem conhecimento na área e direcionam os kits para os locais de maiores impactos.

A Água Camelo já chegou a 8 estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí e Ceará, levando melhoria à vida de mais de 3 mil pessoas.
Os próximos planos consistem em crescer a rede e fechar o ano com mais de 5 mil pessoas apadrinhadas pelo projeto, “sempre com calma e seriedade, firmando uma base sólida nas relações externas e internas da empresa. O trabalho precisa ser bem feito, porque estamos falando de vidas e pessoas”, finaliza Rodrigo.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas