A partir da iniciativa de moradores da comunidade de Santa Cruz e da Associação Educacional Social Ágape , em Salvador, acontece um projeto ambiental que consiste em desativar depósitos de lixo e substituir por ornamentação artística, além de promover o descarte correto de resíduos.
O projeto vem sendo executado há quase um ano e conta com apoio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), vinculada à Prefeitura de Salvador.
Quem puder doar tinta, pneus e mudas de plantas estará dando grande contribuição para o projeto continuar suas ações.
“Desde o início do projeto tenho disponibilizado cerca de 300 pneus e realizo o acabamento artístico de cada um deles, que dura cerca de 40 minutos à finalização da obra. A aquisição de pneus ocorre através de doações realizadas pelos clientes, informou o borracheiro”, Davi Santos, 59 anos, morador do bairro.
A ação atende três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 estabelecidos pela Organização das Nações Unidas em 2015, que são os ODS 6, 11 e 15 que dispõem sobre questões referentes à agua potável e saneamento; cidades e comunidades sustentáveis; por fim, proteção à vida terrestre.
“Paramos o projeto ambiental temporariamente por falta de materiais como: tinta, arame e pincéis. As doações podem ser feita pela iniciativa privada, poder público ou qualquer cidadão. Esta iniciativa é bem vista pela comunidade local e tem resolvido o problema de acúmulo de lixo que entope bueiros, atrai roedores, insetos e consequentemente prejudicam a saúde das pessoas”, informou o artista plástico, Gilton Gomes, 46 anos, morador da Santa Cruz.
Gilton ainda ressalva que “a abrangência do projeto acontece na rua principal, 11 de Novembro e chegou também nas ruas 9 de Janeiro, Amendoeira, Bela Esperança, 2 de Julho dentre outras. Caso ocorra proposta para expandir o projeto para outros bairros de Salvador, estamos à disposição”.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), “a restauração do ecossistema pode assumir várias formas: plantação de árvores, tornar cidades verdes, restauração de jardins, mudanças na alimentação ou limpeza de rios e encostas”.
Estes são alguns dos desafios a serem efetivados pela sociedade, iniciativa privada e poder público instituído.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado no último dia (05) e lançado pela Organização das Nações Unidas, “Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas” onde se espera dos estados e da sociedade esforços para preservar a natureza.
Contatos para envio de doações:
Davi Santos (71) 98241-8409 ou Gilton Gomes (71) 98601-2963
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas