Será lançado nesta quarta-feira, 24, o projeto de pesquisa e extensão tecnológica BAHIA SOCIEDADE 5.0: METODOLOGIA PARA O FORTALECIMENTO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APL), INCLUSÃO PRODUTIVA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS. O evento vai acontecer às 10h, na sede do CRDH/UNEB, situada à Ladeira do Carmo 37, Santo Antônio, Centro Histórico e Antigo de Salvador (CHAS).
O projeto foi aprovado na última Chamada Pública Universal 10/2023, e atenderá os movimentos sociais e populares de todo o estado da Bahia no período de 24 de janeiro de 2024 a 31 de janeiro de 2027.
A programação do lançamento terá uma apresentação objetiva, com abertura para perguntas e esclarecimentos, que visa tornar público o projeto marco do CRDH/UNEB que orientará os esforços do centro de pesquisa e instituto de tecnologia social.
O projeto tem como objetivo estudar a Economia dos Setores Populares, novas economias (criativa, colaborativa, compartilhada, solidária entre outras) e inovação e tecnologias (social, pública e empresarial), visando melhorar a condição humana; promover a diversidade, pluralidade de povos e ética da alteridade, inclusão produtiva e social da população baiana, principalmente, de pessoas vulneráveis, desenvolvimento sustentável (Agenda 2030 e 17 ODS) e direitos e harmonia com a natureza.
A apresentação ocorrerá junto com a abertura da Central do Carnaval Afro, projeto do CRDH/UNEB, Rede Emunde e parceiros para difundir a cultura e produção dos grupos afros para o carnaval da Bahia. Depois da apresentação será servido um coffee break aos presentes.
CRDH/UNEB significa Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades da Universidade do Estado da Bahia, centro de pesquisa e instituto de tecnologia social, multiusuário e transdisciplinar, que tempo objetivo fomentar promover a popularização da ciência, tecnologia e inovação.
CNPQ significa Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações que tem por objetivo incentivar à pesquisa no Brasil.