O “tio do pão”, a “moça do cachorro-quente” e o jovem entregador são empreendedores que viviam de vendas diretas ao consumidor final. Com a pandemia do Covid-19, cerca de 500 mil vendedores de favelas do Rio de Janeiro estão sem poder gerar suas próprias rendas. Pensando nisso, a jornalista e publicitária Tássia di Carvalho criou uma vaquinha para capacitar pelo menos 300 destes microempreendedores.
“Eu já dava aulas de gerenciamento de mídias sociais em periferias há dois anos, mas, por causa do coronavírus, percebemos que havia uma necessidade urgente por parte desse pequeno empreendedor. Alguns, que eu já conhecia, entraram em contato comigo pedindo ajuda e fui fazendo o que pude. Elaborei esse curso pensando em todos os outros que eu não conheço, mas que também precisam de suporte”, aponta Tássia, que é especializada em marketing digital e cultura contemporânea.
Além do treinamento que será dado através de plataformas digitais, a jornalista, que fundou e dirige há quatro anos a Agência Is de comunicação em ações de impacto social, fará o acompanhamento dos alunos até dezembro, através de mentorias coletivas online.
“Para cada um real doado, a Benfeitoria nos dará mais dois, totalizando R$ 3, o que nos ajudará a chegar mais facilmente à proposta, que é capacitar 300 empreendedores. Para dar o treinamento e fazer o acompanhamento por seis meses, teremos um custo de R$ 100 por cada aluno”, explica.
Até o momento, a campanha já conseguiu arrecadar o suficiente para capacitar 47 empreendedores. Quem quiser colaborar, pode acessar: www.benfeitoria.com/comunicacaodigital.