Projeto combate o uso de drogas nas escolas

“Resgate da vida” faz trabalho de conscientização sobre uso das drogas entre jovens

Reportagem para o A Voz da Favela de dezembro de 2019

 

O consumo de drogas é comum na adolescência. É nessa fase que surgem as curiosidades e a vontade de experimentar o novo. Diante disso, Diogo Vila, 27 anos, resolveu criar o projeto “Resgate da Vida” com o intuito de dialogar nas escolas as causas e consequências que o uso das drogas pode trazer para o ser humano. “Nossa ideia não é dizer que eles deixem de usar ou nunca usem. Mas, sim, dar a eles a oportunidade de adquirir conhecimentos suficientes para fazer suas escolhas quanto a usar ou não”, afirma Diogo.

O projeto desenvolve palestras e atividades de cunho cultural, artístico e social com os adolescentes nas escolas. “Passamos de sala em sala com rodas de diálogo durante uma semana. Na sexta-feira, encerramos as atividades com intervenções, apresentações culturais e concurso de desenho com temáticas que estimulem os participantes a refletir sobre as consequências do uso”, explica Diogo.

Atualmente, o “Resgate da Vida” conta com 10 voluntários. O tesoureiro, Sérgio Hércules, atua no projeto há quase dois anos e diz que se sente realizado por participar de uma iniciativa que conscientiza e transforma a realidade de muitos jovens. “Me sinto feliz em fazer parte de um projeto que consegue envolver jovens que muitas vezes não são alcançados”, diz.

Diogo Vila reforça que a questão principal é possibilitar o acesso à informação. “Sempre costumamos dizer que se qualquer um quiser usar drogas, não tem quem impeça, mas, quando se tem conhecimento sobre os malefícios que as drogas causam, no momento da escolha, entre usar ou não usar, eles estarão munidos de informações que talvez sejam fundamentais para ajudar eles a dizerem não”, acredita Diogo.