Projeto gratuito leva oficinas e shows para juventude da Zona Oeste com Jeff Alan, Bione e Okado do Canal até dia 25 de abril. Cores&Rimas chega ao bairro do Barro, na Zona Oeste do Recife, com a missão de fortalecer o protagonismo da juventude periférica por meio da cultura Hip Hop. O projeto realiza atividades gratuitas como oficinas de poesia/rima, grafite e breakdance com grandes nomes da cena local: Bione, Okado do Canal e Jeff Alan, culminando com uma programação cultural aberta ao público com o Som na Rural.

Coordenado por Lenne Ferreira — jornalista, produtora cultural, ativista de direitos humanos e moradora do bairro — o projeto é uma realização da Aqualtune Produções, produtora formada por mulheres negras. “Queremos gerar impacto no território oferecendo uma experiência criativa que complemente o aprendizado escolar e estimule o senso crítico e artístico dos jovens”, destaca Lenne.

As oficinas acontecem na Escola de Referência Professora Olindina Alves Semente, parceira da ação. “Acreditamos que a expressão cultural revela talentos muitas vezes invisibilizados pela falta de oportunidades. É uma forma potente de educação”, afirma a gestora Wilka Cruz.

“Sempre sonhei em levar minha arte para a comunidade que me formou. É gratificante conectar a juventude com um movimento que transforma realidades”, conta Jeff Alan, artista visual e oficineiro do projeto que acaba de rodar o Brasil com a exposição individual “Comigo Ninguém Pode”, onde represent diversos personagens negros da sua comunidade.

Na culminância, dia 25 a partir das 16h, o Som na Rural — carro cultural tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife — será palco de shows com Bione, Okado do Canal, Jovem Lee, Treice e Alexia Milena, além de performance de dança e discotecagem da DJ Boneka. A programação inclui ainda uma roda de conversa sobre a potência do Hip Hop na formação política das juventudes, com Edgleice Barbosa (Frente Mulheres do Hip Hop) e Lenne Ferreira.

O Projeto foi aprovado pelo Edital Recife Virado na Periferia – PNAB 2024.