A Agência de Notícias das Favelas (ANF) foi uma das vencedoras da Segunda Chamada Pública da Fiocruz para ajudar organizações da sociedade civil no combate à Covid-19 nas favelas. Com o projeto “Saúde Mental na Periferia, Como Vamos?”, a ANF alcançou o primeiro lugar entre os quatro projetos selecionados na categoria em que se inscreveu.
Os recursos a serem investidos são provenientes do Fundo Especial da ALERJ à Fiocruz. Esses recursos são resultado de um esforço interinstitucional envolvendo UFRJ, UERJ, PUC-Rio, SBPC, ABRASCO, Fiocruz, sindicatos de profissionais das áreas de saúde e assistência social, bem como organizações baseadas em favelas.
O apoio é para 140 projetos todos voltados para favelas e enquadrados em uma das sete áreas temáticas prioritárias.
O projeto da ANF, “Saúde Mental na Periferia, Como Vamos?”, propõe atendimento psicológico para mulheres vítimas de violência e vai atuar em três frentes, como explica a Secretária Institucional da ANF, Lerrânia Lima. “O primeiro eixo é o atendimento psicoterapêutico: serão atendidas mulheres de favelas que estão em estado de vulnerabilidade, de violência doméstica.
O segundo será a pesquisa, com a realização de um mapeamento de como está a saúde mental da população nesses territórios com impacto direto sobre a estrutura básica de direitos (saúde, educação e segurança) agravada pela pandemia. E o terceiro é a comunicação, com o intuito de contribuir para a conscientização da proteção à mulher e diminuição desses casos”, esclarece Lerrânia.
As comunidades que receberão atendimento psicológico serão: Jacarezinho, Prazeres e Providência; e as que serão escutadas para pesquisa: Cidade de Deus, Pavão-Pavãozinho, Mangueira e Providência.
Para Camila Galvão, psicóloga e coordenadora de saúde mental do projeto, a proposta é entrar com um plano terapêutico singular no momento do atendimento, por meio de conversas, mesmo que sejam online.
“A coordenação do projeto está trabalhando para que os atendimentos se iniciem a partir do início de Outubro deste ano”, finaliza a Secretária Institucional da ANF.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas