Com aulas de estética, maquiagem e artesanato, o projeto de capacitação profissional que vem transformando a vida de jovens mães na Muzema e no Jacarezinho, chega ao Cesarão, na Zona Oeste.
A iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos é voltada para mulheres de 16 a 30 anos, chefes de família e moradoras de comunidades.
O Programa também está em fase de implementação no Pavão, Pavãozinho, Cantagalo com mil vagas disponíveis. Já nas comunidades da Muzema e do Jacarezinho conta com 75% de aproveitamento, com 1.050 alunas inscritas. Para possibilitar a permanência delas no curso é oferecida uma bolsa auxílio de 300 reais. Para isso é necessário comprovar frequência de 75% nas atividades educacionais propostas.
“Aos poucos estamos ampliando o curso para outras comunidades para garantir que toda a excelência, já demonstradas nas comunidades do Jacarezinho e da Muzema, seja também disponibilizada para jovens mães de outras comunidades. O curso não se limita a aulas práticas e atua dando suporte para que essas alunas sejam capazes de gerenciar seus próprios negócios”, destaca a subsecretária de Política para Mulheres, Aline Forasteiro.
Perfil das alunas
Levantamento feito na comunidade do Jacarezinho revela que entre as alunas, 50% têm entre 18 e 25 anos. E 48,6%, de 26 a 30 anos. 1,4 tem menos de 18 anos. Menos de 1% das alunas possuem o ensino superior completo. A maioria, 38%, tem o fundamental incompleto. O curso de capacitação profissional gratuito ensina sobre atendimento especializado e profissional, e oferece ferramentas para a geração de renda própria, empreendedorismo e futuras carreiras.
Como se inscrever no Cesarão
Para se inscrever é necessário ter entre 16 e 30 anos, ser mãe solo ou divorciada e responsável pelo sustento da família, tendo filhos de até 10 anos e estar inscrita no CadÚnico. As inscrições vão até o dia 9 de setembro, das 9h às 17h, de segunda a sexta, no CCDC Cesarão, que fica no Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (Avenida Cesário de Melo, 13727 – Santa Cruz).
Confira os cursos gratuitos
Artesanato e manualidades, estética, maquiagem, designer de sobrancelha e extensão de cílios, tranças e penteados afro, designer de unhas, organizador de eventos, cuidador de idosos e pequenos e grandes reparos.
Gostou da Matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou no domingo (19/1), um pedido de abertura de inquérito na Polícia Federal (PF) para apurar ameaças de...