Atualmente, diversas iniciativas resistem nas favelas – ações que fazem a diferença na formação de jovens e geram mudanças significativas a partir de alianças e parcerias. Esse é o caso do Ih, Contei!, projeto de arte e educação criado por Leandro Pedro dentro do Morro do Turano, Zona Norte do Rio, e que se relaciona com muitas outras ações culturais para promover a arte a favor da educação afetiva.Nascido no interior de Pernambuco, Leandro Pedro chegou ao Rio ainda criança com os pais, que buscavam uma vida melhor. A família se estabeleceu no Morro do Turano. Hoje, ele é o fundador do Ih, Contei!, projeto de formação de jovens que atuam em creches comunitárias nas áreas de arte-educação e contação de histórias.Em parceria com outras organizações, como a ONG Fazendo Arte, Leandro já levou suas atividades para mais de 25 cidades pelo Brasil, adentrou escolas particulares da mais alta elite carioca, participou de feiras de livro, festivais e muitos eventos. Nada mal para o menino que viu na favela uma inspiração para compartilhar pequenas revoluções.- Como toda criança que mora dentro de uma comunidade, eu tive a infelicidade de presenciar o abandono do estado. Mas é neste espaço que ganho força diariamente para galgar cada conquista minha, explica. Programação recheada
A agenda do Ih, Contei! segue cheia de atividades, rodando a cidade com a arte nos próximos meses. Nos dias 3 e 4 de fevereiro, o projeto leva contação de histórias e oficinas para a feira La Féria, que acontece na Praça General Tibúrcio, na Urca.
Em março, a ação Guardiões de Histórias passa por diversas escolas do município do Rio. Já em abril, a iniciativa realiza nova oficina de contação de histórias para pais, educadores e artistas no Rio Criativo, no Centro do Rio.
Saiba mais sobre Leandro Pedro e o Ih, Contei! em www.leandros.com.br
Publicado na edição de fevereiro de 2018 no jornal a Voz da Favela.