Projeto DUO KORAPOEMA  estreia com apresentação gratuita

Nos dias 26 e 27 de janeiro, o Recital para Kora e Poema, que marca a estreia do DUO KORAPOEMA, será apresentado no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador, às 19h. O espetáculo terá entrada franca, com distribuição de ingressos a partir das 18h, nos dias das apresentações, no próprio espaço. O evento marca o encontro entre a kora do músico gaúcho Kick Carvalho e os poemas do escritor baiano Juraci Tavares.

O DUO KORAPOEMA aproxima o músico, pesquisador e construtor Rick Carvalho e o professor, compositor e poeta Juraci Tavares. Em verdade, trata-se de um trio, pois a kora é vida. Tocada por Rick, que a construiu, dialoga com a voz de Juraci, que apresenta uma seleta de textos autorais, mesclando falas, récitas e canções. Tudo com o auxílio da kalimba, do jarro de cerâmica e efeitos percussivos tradicionais, além da programação de um loopstation, criando um sutil sound designer.

A kora é um instrumento musical tradicional, feito de cabaça, couro e madeira e contém 21 cordas de nylon. Original do Oeste da África, faz parte da cultura de países como o Senegal, Mali, Guiné Bissau, Gambia e Gana. Seus tocadores, os “jalis” ou “griots”, são guardiões da oralidade. Preservam e transmitem histórias, lendas e tradições por meio de músicas e cantos. De som suave, a kora pode dar fluxo ao sonho e à imaginação do ouvinte.

O poema negro é manifesto estético e programa de lutas. Porta-voz da memória, história, tradição, autoestima e luta pela emancipação do povo negro. Além do conteúdo social e político, elabora-se através de imagens, ritmos, sonoridades e melodias, que permitem fruição prazerosa, mesmo quando tematiza assuntos trágicos, que causem desconforto, como a solidão e a violência.

O duo e o concerto surge de uma provocação do professor, poeta e performer Nelson Maca. Em construção com Juraci e Rick, Maca organizou os textos, o roteiro geral e assumiu a direção e produção do espetáculo. Todos os poemas e canções são oriundos do livro Vocábulos Caminhantes e do disco Umbilical, ambos de Juraci Tavares. Rick Carvalho é responsável pela trilha sonora, centrada na sonoridade da kora, porém utilizando efeitos percussivos orgânicos ou uma sonoplastia a partir do samples.

O evento conta com o apoio da Fundação Gregório de Mattos e do Teatro Gregório de Mattos.

Juraci Tavares

Professor, cantor, compositor e poeta, explora elementos da negritude em suas produções. Lançou o disco Umbilical e o livro de poemas Vocábulos Caminhantes. Nascido no bairro da Liberdade, em Salvador, destaca-se como compositor de músicas para blocos afro. Seus poemas e letras de canções se unem às intervenções musicais do gaúcho Rick Carvalho, com quem forma o DUO KORAPOEMA.

Rick Carvalho

Músico e produtor gaúcho, além de baixista, pesquisa, constrói e toca instrumentos africanos. Em constante aprendizagem, busca aproximar elementos das músicas africana e brasileira, criando novas sonoridades, que conectam a ancestralidade, o presente e perspectivas estéticas do futuro. Num diálogo sonoro profundo, interage com a voz poética e musical de Juraci Tavares no DUO KORAPOEMA.