Alunos do projeto Favela Hope, realizado no Morro da Babilônia e no Morro do Chapéu Mangueira, vão exibir a exposição “Olhares” durante evento de formatura do curso de fotografia, na segunda-feira(7/10), no Parque Bondinho Pão de Açúcar. Visitantes poderão apreciar a mostra, que retrata diferentes olhares sobre a cidade do Rio de Janeiro do ponto de vista de 50 jovens e adultos, de 15 a 68 anos, que participaram dos cursos de fotografia e de vídeo promovidos pela ONG Favela Mundo.
A cerimônia de formatura acontecerá no auditório do monumento, a partir das 14 horas, reunindo os alunos e seus familiares. A iniciativa do Projeto Favela Hope tem como foco a inclusão social e geração de renda de jovens no mercado de trabalho no campo do audiovisual.
Os formandos vão receber certificado de conclusão dos cursos. “É um momento muito especial em vários aspectos. Estamos formando pessoas de diferentes comunidades do Rio em um dos principais cartões-postais do nosso país. Para quem vai trabalhar com audiovisual não poderia haver um local melhor, com vistas incríveis da nossa cidade. A ação será inspiradora e tem como objetivo fomentar a vontade deles de evoluírem cada vez mais na nova profissão”, destaca Marcello Andriotti, um dos idealizadores do projeto Favela Hope.
Além dos moradores do Morro da Babilônia e do Chapéu Mangueira, esta edição contempla jovens e adultos de outras 23 comunidades do Rio.
O projeto Favela Hope
O Favela Hope surgiu em 2013, em Vargem Grande, em parceria com a universidade americana BYU (Brigham Young University), a segunda maior universidade privada dos Estados Unidos. O objetivo do projeto é proporcionar mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os jovens moradores das comunidades do Rio de Janeiro. A iniciativa já contemplou mais de 200 jovens.
Com patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de/ Cultura, Parque Bondinho Pão de Açúcar®️ e Pallas Operadora, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, o Projeto Favela Hope desenvolve atividades que ajudam a
alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 1, 4, 5, 8, 10, 16.