Projeto ‘Humanize-se’: solidariedade para pessoas em situação de rua em Salvador

Com objetivo de proporcionar um ambiente de acolhimento, carinho e solidariedade, um grupo de voluntários leva ceia natalina para moradores em situação de rua, na capital baiana.

Na última sexta-feira, 23, os integrantes do Projeto ‘Humanize-se’ levou a ceia de Natal para dezenas de pessoas na região da Sete Portas, Barroquinha e Aquidabã.

Crédito: Projeto Humanize-se

Histórico

O projeto atua desde 2020, a partir da curiosidade de uma criança ao ler um texto sobre o aumento da fome na pandemia, e o grupo realiza ações semanais levando comida aos moradores de rua toda sexta-feira.

Uma das idealizadoras do projeto conta como surgiu essa ação e como ela vem sendo importante nos dias em que uma grande parte das pessoas vivem em situação de fome no país.
“Após a leitura do texto de Malu, que retratava a fome, nós conversamos e começamos com arrecadação de alimentos para doação. Eu já tinha uma experiência de trabalho com pessoas em situação de rua e também já passei fome. Porém, para pessoas em situação de rua a ideia de levar cestas básicas não contemplaria, foi então que nasceu a ideia de cozinhar esses alimentos toda sexta-feira e levar as quentinhas até essas pessoas”, destaca Cândida Sheldon, coordenadora e idealizadora do projeto.

Crédito: Projeto Humanize-se

Atualmente o projeto é mantido por doações de alimentos e também conta com a colaboração de pessoas que disponibilizam suas casas para que estes alimentos sejam preparados e distribuídos para os moradores de rua. Toda semana são distribuídas mais de 100 quentinhas.

‘Humanize-se’ tem intencionalmente este nome, porque para os colaboradores a cada ação que é realizada eles se humanizam mais, se sensibilizando com cada história que é acessada.

Crédito: Projeto Humanize-se

“Nós também ganhamos muito com essa ação e aos poucos vamos construindo a realidade que desejamos no mundo. Para quem já passou fome, para quem sabe o que é não ser visto… estar nas ruas levando escuta, afeto e comida faz toda diferença na vida das pessoas”, finaliza Cândida.

Equipe de voluntários do projeto:
Coordenadora: Cândida Sheldon
Colaboradores: Vanessa Froes, Camila Farias, Marcele Moreira, Sidnei Matos, Selena Damásio, Daniel Danarco e Danilo Sampaio.

Crédito: Projeto Humanize-se

Para conhecer mais sobre o projeto, basta acessar a Rede Social: https://www.instagram.com/projetohumanizesse (@projetohumanizese)

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas