Um raio X sobre os artistas urbanos no Rio de Janeiro: este é o objetivo do projeto sociocultural Giroblack, que está desenvolvendo um estudo sobre as danças urbanas na capital fluminense, com o seu propósito de promovê-las como forma de transformação social.

Todos os dançarinos/performers, grupos, professores e coreógrafos de funk, passinho, heels, vogue, jazz funk, dança charme, dance hall, hip hop, com todos seus estilos, estão convidados a preencherem o formulário online aberto até o dia 7 de dezembro (ver abaixo).

A iniciativa engloba um amplo esforço de pesquisa e fará parte de uma plataforma com informações sobre o universo das danças urbanas. A redação é formada por jovens do Complexo da Penha, que está catalogando os grupos, dançarinos e coreógrafos de danças urbanas da cidade.

A pesquisa vai resultar na produção de um dicionário com portfólio online dos participantes, seu histórico de atuação (minibios), agenda de espetáculos, batalhas, showcases e demais ações. Os participantes também vão poder divulgar os espaços onde dão aulas, além de suas e suas redes sociais. Tudo gratuitamente.

Início do projeto

O projeto começou com oficinas oferecidas a jovens de 15 a 24 anos dos morros Caixa d´Água, Fé e Sereno, no Complexo da Penha. As oficinas ocorreram na ong Arte Transformadora e na Arena Dicró, localizadas na Penha. As suas frentes de atuação incluíram o ensino de jornalismo digital, danças urbanas, incluindo sua história e formas de inclusão.

As oficinas proporcionaram a criação de um núcleo de danças urbanas na região, com poucas iniciativas culturais. O grupo de dança Giroblack é formado por 12 jovens e, no futuro, se apresentará por temporadas.

Serviço

O lançamento do site www.giroblack.com será no dia 9 de dezembro, às 10h, na Concha Acústica da Basílica da Penha, no Largo da Penha, 19. Na ocasião, o grupo de danças urbanas do projeto vai apresentar um showcase, com quadros de dança charme, hip hop e passinho.

Para se cadastrar no levantamento, acesse https://linktr.ee/giroblack

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas