Projeto Memória das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro já conta com 160 registros inéditos de grandes sambistas

Memória das Matrizes do Samba do Rio de Janeiro e ForLar – Maior centro de referência da memória do gênero no Brasil e responsável pelos estudos que levaram à titulação do samba do Rio de Janeiro como Patrimônio Cultural, o Museu do Samba possui um acervo audiovisual com 160 registros inéditos de grandes sambistas. O material é resultado do projeto “Memória das Matrizes do Samba do Rio de Janeiro”, que documenta histórias e memórias de personalidades do samba e do carnaval – cantores, compositores, mestres de bateria, porta-bandeiras, passistas, entre outras.

O acervo possui relatos de nomes como Nelson Sargento, Monarco, Tia Surica, Haroldo Costa, do lendário mestre-sala Delegado e das porta-bandeiras Selminha Sorriso, Dodô da Portela e Vilma Nascimento. O material está disponível para consulta e pesquisa, mediante agendamento pelo Museu do Samba e tem o apoio da ForLar.

Os segredos de uma das mais respeitadas baterias do Carnaval carioca e os bastidores da construção dos grandes desfiles vão dar a tônica da próxima sessão de depoimentos para o acervo audiovisual do Museu do Samba, no mês de dezembro. Mestre Casagrande, comandante da bateria “Pura Cadência” da Unidos da Tijuca, e Chiquinho do Babado, ex-diretor de barracão da Mocidade Independente de Padre Miguel e um dos maiores comerciantes de artigos carnavalescos da folia, gravam depoimentos para o projeto “Memória das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro”.

Casagrande Mestre Casagrande é cria da Unidos da Tijuca. Está há 42 anos na agremiação, 39 deles desfilando na bateria. Nos últimos 14 anos, ele tem sido o titular absoluto à frente dos ritmistas, colecionando notas máximas e sendo decisivo na conquista dos campeonatos de 2010, 2012 e 2014 da escola do Morro do Borel. Casão, como também é conhecido, é hoje um dos poucos defensores de que mestres de bateria trabalhem por amor ao pavilhão da escola; é dele também o mérito de resgatar a cadência original da bateria da Azul e Amarelo.

Chiquinho do Babado tem sua trajetória intimamente ligada à Mocidade Independente de Padre Miguel, onde aportou no fim da década de 1970. Foi diretor de carnaval da escola, descobridor de grandes talentos, como a porta-bandeira Babi,e participou das grandes conquistas da agremiação. Depois Chiquinho tornou-se um dos maiores comerciantes de artigos de Carnaval do país, com a criação da empresa Babado da Folia, até hoje um grande parceiro das escolas de samba e dos presidentes de alas.

 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

Artigo anteriorProjeto Caminho da Paz oferece serviço de saúde para moradores da periferia
Próximo artigoMaranhão lidera assassinatos de quilombolas em 2021
Monica Xavier
Empreendedora de Sonhos! Essa frase me define um pouco, Mônica "Combatente" Xavier é a mãe do Malcolm e da Aysha. Moradora de Vigário Geral - RJ, neta de nordestinos, filha de costureira, rapper, ativista social, formada em Gestão de Marketing, generalista em Direitos Humanos, comunicação, cinema, produção cultural e Mentora em Marketing Digital Sustentável (um conceito de marketing baseado nos 3 pilares da sustentabilidade , são eles: Social, cultural e ambiental. Logo a sustentabilidade significa sobrevivência e nossos valores aquilombados ancestrais nos potencializam em meios aos desafios dos ambientes hostis das periferias e favelas com objetivo de transformar mazelas em oportunidades propositivas). Atualmente estou no programa de empreendedorismo social D.A.M.A.S - Dedicadas A Movimentar Ações Sustentáveis. Sou voluntária do IDI, do PASES-RJ, AEFERJ e Diretora Executiva da Getsemani Produções. E sigo empreendendo sonhos e transformando realidades!!! @combatentexavier