Poetização é um projeto da escritora e professora de história Hannah da Cunha Tenório Cavalcanti, 34 anos. A iniciativa pretende sensibilizar o maior número de pessoas a conhecer, valorizar e se expressar por meio da arte e literatura. “Incentivo as pessoas a terem a coragem e a ousadia de se expressar, de começar a dar esse passo de ouvir aquela vozinha que tá dentro delas”.
Previstas para antes da pandemia, as atividades tiveram que ser reajustadas, como aponta a criadora do projeto e nesta reformulação receberam o apoio da lei Aldir Blanc, o que viabilizou sua execução. “A gente que acredita na educação, um incentivo ajuda muito, podermos fazer a coisa com tranquilidade, sem preocupação com a questão financeira”, complementa.
Cronograma das atividades
Utilizando linguagens variadas como música, vídeos e leituras, Hannah acredita ser possível estimular a criatividade, reflexão e inspirar emoções e memórias dos participantes. Serão três encontros virtuais com duas horas de duração cada:
13 de março – Memória, arte e expressão de e com mulheres: referências femininas na literatura e nas artes visuais; caminhos para uma escrita criativa autoral; primeiro exercício de escrita a partir de obra de arte.
20 de março – Compartilhamento dos textos produzidos e comentários; referências femininas que conectam literatura e música; exercício de escrita a partir do álbum “Um corpo no mundo” de Luedji Luna.
27 de março – Compartilhamento dos textos produzidos e comentários; encerramento com leituras do livro “Um girassol nos teus cabelos”, coletânea em homenagem a Marielle Franco (Quintal Edições & Mulherio das Letras).
As oficinas serão ministradas de forma virtual, nos dias 13, 20 e 27 de março, com duas horas de duração cada.
Serão cerca de 100 vagas para todo o Brasil e as inscrições podem ser feitas até o dia 12 de março, clicando aqui.
Para mais informações e novidades dessa e de outras atividades, você pode acompanhar a página oficial do Poetização no instagram e no facebook.