O Projeto Ponto da Moda promove o desfile “Sustentabilidade”, com a apresentação das criações de moradores da região da Península de Itapagipe, no bairro do Uruguai, em Salvador, que participaram da segunda edição da iniciativa.
O evento acontece neste sábado, 28, às 10h, no Condomínio Bahia Têxtil, e faz parte da conclusão do curso de operador polivalente do setor de Confecções, com competências desenvolvidas nas áreas de Costura Industrial, Desenho Técnico, Modelagem e Sustentabilidade.
As peças serão apresentadas na passarela pelos próprios alunos, a exemplo do vestido idealizado e confeccionado por Edilaine Lopes, com o uso de copos plásticos. “A ideia era produzirmos peças sustentáveis com materiais que utilizamos no decorrer do curso ou em nossas casas. A ansiedade foi tanta, que não parei de pensar: como eu vou fazer? Então surgiu um desejo de colocar a mão na massa, ao lado da colega Belisângela, para criarmos um vestido com copos descartáveis. O look está ficando lindo e não vejo a hora de apresentar”, conta.
De acordo com Artur Filho, diretor da Lavoro Brasil e coordenador técnico do curso, as peças estão sendo construídas por meio de técnicas que prezam pela consciência ambiental, a exemplo da utilização de materiais recicláveis como o plástico. “Esse é um trabalho de criação de uma coleção de moda, com roupas autorais desenvolvidas individualmente por cada aluno, com materiais reaproveitados das fábricas de confecções, além de peças sustentáveis, criadas a partir de materiais alternativos, utilizados durante o curso e após a devida higienização”, explica.
Ponto da Moda – Em sua segunda edição, o projeto visa formar costureiros que tenham o domínio na operação de diferentes máquinas utilizadas no segmento. No total, são oferecidas 350 horas de aula, distribuídas em quatro módulos e um trabalho final, que consiste na apresentação de peças em um desfile. O módulo principal, técnico-específico, aborda temas como princípios básicos de costura; tecnologia de máquinas de costura e planejamento e organização do trabalho. O curso ainda conta com módulos de desenho técnico aplicado e modelagem técnica aplicada, além de sustentabilidade e meio ambiente.