Som+Eu

Criada em 2011, a iniciativa visa o desenvolvimento social e oferece formação musical gratuita à população

O Som+Eu, desenvolvido pela Associação Cultural Amigos da Providência (ACAP), é um projeto que visa a educação musical e o desenvolvimento social de crianças e jovens de seis a 29 anos de idade, moradores da Comunidade da Providência e Região Portuária do Rio, através de oficinas gratuitas de diversos instrumentos. As aulas acontecem na sede, que fica na Gamboa, e em escolas parceiras da região através dos núcleos estendidos. No total, o projeto beneficia mais de 500 alunos.

Hoje, o Som+Eu conta com nove professores que têm orgulho de fazer parte da casa. São oferecidas oficinas de violino, viola, violoncelo, ukelele, contrabaixo acústico, violão, cavaquinho, flauta doce e transversal, clarinete, saxofone, percussão e bateria. Todos os instrumentos são disponibilizados pela escola.

Durante esse tempo foram criadas a Orquestra de Câmara da Providência, formada por professores e músicos, e a Orquestra Juvenil, formada por alunos com orientação de professores. Juntas, fazem apresentações em escolas, praças e circuitos culturais no Rio de Janeiro. O repertório todo ano muda, mas sempre com foco em música clássica, choro, samba e popular. Um aluno se destaca: Adriel Silva, de apenas nove anos, integrante da Orquestra Juvenil, costuma se apresentar individualmente nos concertos. Ele toca sete instrumentos.

Ao longo desses anos, o projeto tem realizado eventos importantes, como por exemplo, o Sarau Ciranda do Porto que acontece frequentemente em escolas da região e em sua sede, e apresentações em instituições culturais espalhadas no Rio de Janeiro, dando a oportunidade de mostrar aos alunos como é participar de uma orquestra. A cada ano, o Som+Eu realiza concertos especiais, homenageando sempre algum artista da nossa música. Já foram homenageados Vinícius de Moraes, Luiz Gonzaga e Dorival Caymmi. Para o ano de 2015 foi preparado um repertório homenageando os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, quando se aproxima o Natal, as orquestras se apresentam em um especial chamado “Sinos do Porto”, recheado de músicas natalinas.

Criado em 2011 pela ACAP, o Som+Eu tem se consolidado no segmento, sempre visando a inserção social e o desenvolvimento do indivíduo. Prova disso é a motivação de seus colaboradores em fazer com que o programa continue dando certo. A coordenadora geral e diretora artística Moana Martins, compara o sucesso do projeto ao sentimento de uma mãe em ver seu filho crescer. “O significado de ver a iniciativa dando certo é extremamente gratificante. É como sentir a emoção de uma mãe em ver seu filho, que outrora era uma criança pequena, se tornando juvenil e dando passos seguros na vida, com sua própria personalidade e propósitos firmes”, comenta.

A instituição conta com o patrocínio da Light, Petrobras e Lei do Incentivo a Cultura do Rio de Janeiro, e apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura. O Projeto está localizado na Rua Rivadávia Corrêa, nº 188, no bairro Gamboa.

Som+Eu(2)

     Som+Eu(1)