Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feita, 30, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão até janeiro de 2021 para fazer a prova de vida e continuarão recebendo os pagamentos dos benefícios normalmente até o fim de janeiro.
A comprovação pode ser feita nas agências bancárias, onde recebem o benefício, em uma agência do INSS, em embaixadas e consulados ou na casa de aposentados e pensionistas com dificuldade de locomoção.
Procedimento realizado todos os anos previsto em lei, exige que beneficiários comprovem ao governo que estão vivos. Com o prazo prorrogado não haverá suspensão dos pagamentos. Os benefícios são pagos por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético.
Os beneficiários teriam que ter realizado o recadastramento de senha entre março e novembro deste ano mas o cronograma foi prejudicado por conta por conta da pandemia da Covid-19.
Quem for realizar a prova de vida é recomendável que siga as orientações de segurança para evitar contágio do coronavírus. Pessoas do grupo de risco devem evitar sair de casa.
Quando o prazo da prorrogação terminar quem não comprovou que está vivo terá a renda bloqueada.