A favela da Providência, no Centro do Rio de Janeiro, viveu hoje, 23, uma madrugada de intensos tiroteios, mas não há informações sobre feridos, nem de nenhuma apreensão. A ocorrência foi registrada na 4ª DP, também no Centro. A televisão registrou imagens de helicóptero de veículos blindados da Polícia Militar no alto do morro. Como é sabido, o Supremo Tribunal Federal proibiu operações policiais nas favelas e periferias durante a pandemia, para evitar mais violência policial e perda de vidas inocentes.
Em nota, a assessoria da Polícia Militar informou que não houve operação policial na região, mas que policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora da Providência patrulhavam a Ladeira do Barroso quando foram atacados por disparos de armas de fogo. Ainda de acordo com a PM, não há operação em andamento na favela da Providência no momento, mas sim “patrulhamento intensificado no local com equipes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP)” e que a ação de hoje se inclui no conceito de “excepcionalidade” previsto na decisão do STF.
Segundo Cosme Felippsen, morador da Providência e colaborador da ANF, o tiroteio aconteceu em diversas partes da favela e disse que policiais ainda estão no local revistando os moradores e que, inclusive, recebeu o relato de outro morador que sofreu violência em uma dessas abordagens quando ia comprar pão: “Ele me disse que quase foi estrangulado pela polícia porque foi tirar a carteira da cintura” e os policiais imaginaram uma arma.
A nota da Polícia Militar é a seguinte:
“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, na noite de segunda-feira (22/06), policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Providência estavam em patrulhamento pela Ladeira do Barroso quando foram atacados por disparos de arma de fogo efetuados por criminosos. As equipes reagiram à ação criminosa. Até o momento, sem relatos de feridos, prisões ou apreensões. Ocorrência encaminhada para a 4ª DP.
Até o momento, não há operação em andamento na comunidade da Providência nesta terça-feira (23/06).
O patrulhamento está intensificado na região com equipes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP).”
Um morador enviou à ANF vídeo do momento do tiroteio: