E está concluído o primeiro dia de desfiles das escolas do grupo especial do Carnaval carioca. A sétima e última escola a passar pela avenida foi a Unidos da Tijuca. Já com o céu amanhecendo, a azul e amarelo do Morro do Borel trouxe o enredo “Cada macaco no seu galho. Ó, meu pai, me dê o pão que eu não morro de fome!”, e dedicou o seu desfile à história do pão, desde a Antiguidade até os nossos dias, mostrando a sua grande importância social e econômica para a sociedade. Desde a sua descoberta, ele vem curando as necessidades de muitos, e fortalecendo a construção de sociedades. O pão foi o fio condutor de toda a narrativa.
O enredo foi trago por uma comissão de carnavalescos, que tem como destaque Laíla, que marcou época e ganhou muitos títulos com a Beija-Flor, e retornou esse ano para a Tijuca, onde já tinha trabalhado entre 1980 e 1983. Através dos olhos do pavão, símbolo da escola e porta-voz da vontade divina, passou-se a mensagem de esperança em dias melhores. Em tempos de ódio gratuito, intolerância e do politicamente correto, o enredo se valeu de um ditado popular para sinalizar que, se cada um fizer a sua parte, o mundo há de ser mais justo. A expressão “cada macaco no seu galho” utilizada no título, não teve outra conotação senão assumir o sentido irreverente do carioca. Ou seja, foi como dizer “cada um no seu quadrado” em busca de uma vida melhor.
A bateria da escola, a “Pura Cadência”, foi comandada mais uma vez pelo Mestre Casagrande, que está lá desde 2008, e teve como sua nova rainha Elaine Azevedo, que quase se atrasou e chegou de última hora. As 28 alas e 5 carros alegóricos passaram dentro do tempo.
A Unidos da Tijuca é uma das escolas de samba com maior sucesso recente no Carnaval. Tem quatro títulos na sua sala de troféus, sendo três em 2010, 2012 e 2014, além de vices em 2011 e 2016. No ano passado, conseguiu apenas o 7º lugar.
Assim, fechamos a cobertura do primeiro dia do grupo especial. Três escolas se destacaram neste domingo, e podem ser colocadas entre as favoritas para o título: Viradouro, Salgueiro e Beija-Flor. Mais tarde, retornaremos para acompanhar o último dia da nossa cobertura deste fim de semana de desfiles aqui na Sapucaí, com as últimas sete escolas da segunda-feira, e você acompanhará tudo com a gente, aqui no portal e nas nossas redes sociais.